Avatar do usuário
Por Castru
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111928
Esta é a redação da minha primeira tentativa do Enem em 2021, exatamente do jeito que escrevi. Eu, inexperiente, tinha estudado pouco mais de 1 semana para aquele ano e me surpreendi com o resultado (até hoje me surpreende na verdade).
Será que alguém acerta a nota?


Segundo a proclamação universal dos direitos humanos, adotada pela organização das nações unidas (ONU) todo ser humano tem direito a ter educação, saúde e outros privilégios dados pelo governo em relação a sua população, mas é perceptível que isso não se cumpre totalmente no Brasil, devido a variáveis motivos, tais que precisam ser analisados, sendo ele a negligência do governo e o preconceito da população em relação a pessoas sem um registro civíl. (Não sei de onde tirei esse acento)

De início, cabe destacar que a negligência por parte do Governo em relação a pessoas que não possuem uma cidadânia no Brasil, é um dos principais fatores que dificultam o usufruimento dos direitos civís dessas pessoas, sendo isso pois, que para alguem poder usar de sistemas como o de saúde e educação ou até obter uma carteira de trabalho, é necessario ter um registro civíl no país, sendo que há pessoas em regiões de difícil acesso, ou mesmo refugiados de países vizinhos, que tem muita mais dificuldade em conseguirem tal documento, fazendo que uma parcela da população do Brasil não possa usufruir de direitos comuns a humanos, como saúde ou educação.

Ademais é valido ressaltar que o preconceito da população em relação as pessoas sem registro civil, também é algo que impede algumas pessoas usufruírem dos mesmos direitos que um cidadão comum. No periodo colonial, os direitos de uma pessoas variavam apartir de sua etnia ou posição social, sendo pessoas negras sofrendo de situações precarias, sem direito a qualquer educação ou saúde, tal cenário ainda continua atualmente, em que pessoas são privadas de direitos basicos humanos ou a participação em um ambiente devido a um preconceito ainda existente.

Concluí-se, portanto que, a fim de resolver as problematicas abordas, o governo deve auxiliar tais pessoas com dificil acesso a criação de um registro civil, por meio de pontos e instituições que possam auxiliar-los, criados pelo propio governo, Para que assim, toda pessoa brasileira possa usufruir dos mesmos direitos, sem qualquer preconceito ou distinção entre os mesmos.

Feio, eu sei, mas olhando para trás de onde estou agora, eu percebo o quanto caminhei.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
31 Exibições
por Pimba
0 Respostas 
72 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
68 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
79 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
68 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
253 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
56 Exibições
por meborges
0 Respostas 
79 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
209 Exibições
por Felipe082

Crítico. Tolerante. Consciente. Esperan&cce[…]

Desde o período antigo, filósofos co[…]

O trabalho sempre foi alvo de uma suposta valoriza[…]

Como tudo no mundo, os recursos tecnológico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM