Avatar do usuário
Por joaonetoo75
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111650
No contexto histórico social brasileiro, as pessoas sempre sofreram com a falta de registro civil nos quatro cantos do país. Cabe ressaltar, como escrito na constituição Federal de 1988, no seu artigo 5° que todos são iguais perante a lei. No entanto, há uma diferença excessiva entre as pessoas que possuem esse registro e as que "não existem" para o Estado.
Em primeiro lugar, existem instituições que deveriam realizar esse trabalho, como o SAC, por exemplo. Todavia, os serviços que deveriam ser para todos fica restrito a parte da população. Sob esse viés, o filósofo Bauman afirma que existem instituições que atuam como "fantasma", deixando assim, muitas pessoas desamparadas dos serviços que deveriam ser oferecidos sem qualquer desossego para os que necessitam desse registro.
Posto isso, fica evidente que o Estado é transgressor e omisso com tais cidadãos. No livro "Tia Júlia e o escrevinhador" de Mario Vergas, é contada a história de amor entre Tia Júlia, e, em um dado momento, quando decidem casar-se, são contrariados pela falta de documentos. Isso se dá recorrentemente com os brasileiros de todas as regiões do país que não possuem documentos, sobretudo, sudestinos e nordestinos que possuem aproximadamente 1,15 milhão e 828 mil pessoas sem acesso a cidadania, respectivamente.
É importante, portanto, que o Estado, por meio da realização e intensificação das instituições responsáveis para tal, amplie atendimentos as pessoas lesadas de seus direitos, com batalhões em carretas, escolas, turnões de atendimentos à população para que, assim, diminua ou, até mesmo acabe com esse grande número de pessoas sem documentos básicos que deveriam ser feitos logo após seu nascimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
68 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
256 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
58 Exibições
por meborges
0 Respostas 
82 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
216 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM