A princípio, é necessário destacar a forma como o Estado lida com a invisibilidade e registro civil. Isso porque como afirmou Gilberto Dimensteu, em sua obra 'Cidadãos de Papel', a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora seja completa na teoria, não se concretiza na prática. Prova disso são os insuficientes investimentos em políticas públicas que viabilizam o registro civil da população, como a construção de cartórios em regiões periféricas, colaborando para a não garantia da cidadania. Portanto, é necessário mudar essa realidade.
Consequentemente, esses indivíduos não conseguem acessar seus direitos e são excluídos da sociedade. Segundo a Constituição Federal, ' todos os indivíduos têm direito à saúde, trabalho, educação'. Entretanto, apesar de estarem na constituição como direitos vitais para o cidadão brasileiro, as pessoas sem registro civil não conseguem acessá-los , por estarem excluídos do meio social e de não possuírem documentos, como célula de identidade, os quais facilitam a integração social. Por isso, é imprescindível a dissolução desse cenário.
Em suma, medidas são necessárias para minimizar os impactos das pessoas sem registro civil no Brasil. Logo, é dever do Estado-como garantidor dos direitos dos brasileiros-ampliar políticas públicas pelo país, principalmente, em áreas afastadas, por meio do direcionamento de verbas governamentais, a fim de melhorar o registro pela população. Assim, poderemos criar uma sociedade mais cidadã.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.