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Por Maryyyy
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Segundo o Art. 5° da Constituição de 1988, "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros a inviolabilidade de seus direitos". Nesse sentido, percebe-se que todos temos o direito de termos nossos documentos e acesso à cidadania, mas, em alguns casos, algumas pessoas não conseguem ter seus próprios documentos. À vista disso, observa-se um delicado problema, que tem como causas a influência familiar e o individualismo.
Dessa forma, em primeira análise, a influência da família é uma das causas do problema no país. De acordo com a escritora Simone de Beauvoir, "cada um de nós é responsável por tudo e por todos". Nessa lógica, vê-se que a família tem um papel de extrema importância quando o assunto é documentação de menores, visto que são os pais que têm, primeiramente, a obrigação de buscar os documentos de seus filhos. Já em outros casos, a família não influencia na busca de documentos como o Título de Eleitor, por exemplo. Assim, a influência e responsabilidade da família é vital para que o indivíduo tenha acesso à cidadania.
Em paralelo, a individualidade é um trave no que tange à problemática. Para o filósofo Zygmunt Bauman, "a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo". Nessa perspectiva é notório que cada um prefere ser individual ao ponto de se negar à exercer seus direitos, como o voto por exemplo, e acaba não buscando os documentos necessários para a realização de tal ação, que é fundamental para todos. Logo, urge que esse individualismo deixe de persistir para que a realidade seja diferente e para que todos tenham total acesso à cidadania no Brasil.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, a mídia de massa deve criar propagandas sobre a importância da documentação, por meio de grandes perfis e da televisão, a fim de que a maioria da população veja e fique ciente dos seus deveres como cidadão. Tal ação pode, ainda, contar com a ajuda do governo na tentativa de mudar a visualização das pessoas sobre a necessidade de ter todos os documentos. Somente assim, todos serão iguais sem nenhuma distinção, como visto na Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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