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Redação- invisibilidade e registro civil : garantia de acesso à cidadania no Brasil
O filme “Detona Ralph” tem Vanellope como uma das protagonista da obra cinematográfica, sendo ela uma falha no sistema do jogo de corrida doce, por ser um “bug” e não ter o registro oficial no jogo, a personagem é marginalizada e não pode participar das corridas. No contexto nacional atual, a carência do registro civil torna o indivíduo invisível para a sociedade e o Estado. Isso ocorre, pela falta de campanhas de conscientização já que, a lei n°9534 tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil.
Sob tal viés, nota-se, de início que a certidão de nascimento é a garantia de acesso à cidadania, e com a ausência do documento o sujeito se torna incapaz de aceder a benefícios sociais tendo exemplo admissão a saúde. Sendo assim, é indubitável que a questão da escassez de campanhas informativas estejam entre as causas do problema. Conforme o Livro por Gilberto Dimenstein “cidadão de papel” os direitos dos cidadãos são garantidos apenas no papel, na prática não existem, pois é presente e constante o desconhecimento por parte da sociedade de seus direitos.
Diante dessa problemática, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE aproximadamente 1,15 milhões de pessoas na região Sudeste não possui registro de nascimento. Desta forma, o ser humano se tornam cidadãos de papéis.
Cabe o Ministério da cidadania- Secretaria especial do desenvolvimento social por meio de campanhas de conscientização informar o âmbito social brasileiro sobre seu direito de registro de nascimento que se tornou gratuito, logo, preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. Portanto, a invisibilidade e a exclusão social não seria uma realidade vivida no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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