Diante desse cenário, é importante pontuar a desigualdade em prol da população brasileira, sendo assim o viés relacionado a persistência da invisibilidade ao registro civil. De acordo com dados do IBGE de 2015, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas em todo o Brasil não possuem documentação pessoal. Dentre elas: crianças, adultos e idosos.
Ademais, é igualmente necessário ressaltar a auto diminuição por parte de alguns indivíduos, que ficam impossibilitados de retirarem uma série de documentos utilizados em meio social, e que faz dele um cidadão reconhecido pelo Estado. Em casos de vulnerabilidade e pobreza costumam ser mais recorrentes.
Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa situação, é importante analisar a falha na atuação do poder estatal e a ineficácia intervenção do sistema educacional. Além de que, é essencial evoluir e modernizar o meio didático, essas questões podem ser trabalhadas por meio de palestras e debates que possam além de contribuir com os direitos de uma pessoa sem certidão de nascimento, incentivariam-nas a buscarem meios de se registrarem. Desta forma, a sociedade brasileira poderia conviver de maneira mais autônoma.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.