• Avatar do usuário
#83277
Em 1988 o Brasil atribuiria mais uma conquista: A Constituição cidadã, onde a mesma deveria prezar pela direito e igualdade ao povo, ademais a tamanha desigualdade institucionalizada obriga hoje milhões de cidadãos a viverem em situação precária e duvidosa, sem esperança e apoio governamental, por conseguinte levando crianças e adolescentes a viverem sem acesso a educação básica e desvalorizando a população obrigando a viverem em situações trabalhistas desvalorizadas, ou limitando-os no mercado de trabalho, principalmente se levado em conta a questão racial.

Considerando as informações supracitadas, é importante destacar que na Era Vargas de 1930 a 1945 quando o Brasil sofreu o processo de industrialização e com ele o crescimento das grandes cidades, a favelização e a desigualdade extrema assemelha-se então novamente aos dias atuais, onde a pouca visibilidade dos mais carentes ainda persista e a inexistente preocupação em lhes beneficiar.

Deste modo sem acesso a direitos fundamentais os mais desfavorecidos seguem sem oportunidade de emprego, levando assim os índices de marginalidade, prostituição, desemprego e analfabetismo crescerem desmasiadamente, além de falta de assistência como plano de saúde, aposentadoria e benefícios do governo, como o Bolsa Família, em vista que para gozar de tais programas é necessário documentação.

Em suma é mister a atuação governamental para atenuar o problema, pois a visibilidade e a cidadania é um direito obrigatório. Segundo o ativista político norte-americano Martin Luther King "A injustiça em um lugar qualquer ameaça a justiça em todo lugar". Já que dessa forma milhões de brasileiros sofrem pela ação nula, onde se há de cumprir seus direitos para que não ocorra casos onde a população necessite de tal reconhecimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM