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Título: Fantasmas sociais.
No Brasil, grande parte da população pobre e periférica não possui registro civil, isso se deve por uma série de fatores, inclusive a falta de informação. Sabe-se que o Estado não os reconhece cidadãos, uma visão elitista que deve ter um foco também nos mais pobre, mas esta visão, infelizmente, ainda não se pauta na pobreza e desigualdade civil.
Sabe-se que a grande maioria de pessoas sem certidão de nascimento, são pobres e até vivem em situação de extrema pobreza, estes são invisíveis para a sociedade, sendo impossibilitados da retirada de qualquer outro documento ou serviço social. Segundo o pensamento Marxista, apenas os mais ricos, com maiores bens de consumo, possuem poder, portanto os de menores bem de consumo, são fantasmas para a sociedade, incitando cada vez mais a desigualdade social.
Outro ponto à se observar, é que a maioria destas pessoas sã negras, resquícios do preconceito estrutural com origem na escravatura, porém a atual Constituição Federal julga todos como iguais, independente de cor ou raça, por esse motivo, estas pessoas devem ser vistas como cidadãos, pois mesmo sem registro, participam da esfera social.
Em suma, todos devem ser considerados cidadãos e receberem seus direitos, pois ser cidadão é muito mais que ter uma certidão de nascimento. Assim, as normas devem ser alteradas, para maior inclusão da população. Eventos para a retirada desses documentos devem ser feitas em periferias e bairros pobres, ONGs e comunidades devem realizar palestras para explicar a importância desses documentos. Seria de grande facilidade, a implantação de um documento único, onde todos poderiam ter acesso aos direitos através deles, para que assim a pobreza e a desigualdade civil não sejam fantasmas sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Redação ENEM 2021

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