Em primeira análise, vale ressaltar a dispariedade socioeconômica existente em âmbito nacional. Nessa perspectiva, a probreza extrema, a desinformação e a impossibilidade de irem a cartórios privam inúmeros brasileiros de conseguirem seus registros oficiais. Por exemplo, i índice de GINI, metodologia que mede as desigualdades nos países, constatou que o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo. Sob esses viéis, as oscilações econômicas atrapalham muito os mais vulneráveis a conseguirem pequenas questões tão cotidianas. Dessa forma, a desigualdade não é somente por motivos monetários, mas sim, de vários problemas que a falta de poder aquisitivo agrava.
Ademais, cumpre examinar a inexistência de conhecimento sobre direitos básicos. Nessa óptica, a população sem reconhecimento cidadão normalmente nem conhecem leis civis, como também, os direitos de qualquer pessoa nascida ou naturalizada no Brasil. Durante a segunda guerra mundial, os judeus e outros prisioneiros, tinham seus nomes substituídos por numerações nos campos de concentração. De maneira análoga ao momento histórico, aproximadamente três milhões de pessoas são apenas números no país. Nesse sentindo, é notável que a desinformação da população sobre seus direitos torna cada vez mais difícil o reconhecimento da cidadania.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para melhorar a invisibilidade e garantir o registro civil. Sobretudo, cabe aos cartórios municipais juntamente com profissionais do ramo jurídico, como, defensores públicos e juízes de tal vara promoverem projetos que amenizem as desigualdades e a desinformação. Tais projetos seriam feitos por meio de multirões nos bairros mais carentes e afastados, eles iriam promover palestras explicativas sobre leis de cidadania e iriam registrar os cidadãos sem documentação de nascimento, com efeito de trazer conhecimento sobre ser brasileiro no Brasil para tais pessoas. Assim, tal direito supracitado não será violado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada