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Promulgada em 1988, a Constituição Brasileira garante acesso a direitos básicos como educação e trabalho dignos. Porém, no Brasil, cerca de 2,9 milhões de brasileiros não possuem registro oficial de nascimento, o que leva a exclusão social, pois sem a certidão não é possível adentrar no ensino e trabalho formal. Tal fato revela a ineficácia do governo em garantir-lhes seus direitos previstos na Constituição.
Primeiramente, convém analisar o descaso do governo perante essas pessoas. Segundo o filósofo Zigmunt Bauman a democracia não é só sobre ouvir a voz da maioria, mas também atender a necessidade da minoria. A invisibilidade dos brasileiros sem certidão nos mostra que a democracia não acontece de forma correta no Brasil, pois não há políticas públicas efetivas para acabar com a exclusão da cidadania.
Ademais, a falta de acesso ao primeiro documento tem raízes mais profundas. Mesmo com a gratuidade do registro, a maioria dos lesados pela exclusão cidadã fazem parte dos 12,98% das pessoas pobres e miseráveis do país (IBGE). Então devemos observar que o problema não é apenas econômico, mas também da precariedade de auxílio e informação que o estado oferece.
Portanto para resolver este impasse em nosso país é dever dos governos em parceria com o SUS criar campanhas de acompanhamento a gestação para que no dia do nascimento seja feito o registro da criança e ainda localizar as pessoas sem certidão e providenciar seu primeiro documento. Dessa forma será garantido o acesso a cidadania no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Redação ENEM 2021

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