Diante desse cenário, é importante analisar a questão da disparidade financeira como impulsionadora desse impasse. Nessa perspectiva, conforme a Constituição Federal de 1988, é direito de toda a coletividade a garantia da cidadania. No entanto, embora seja um importante documento para a legislação brasileira, a norma não é executada, visto que as pessoas que não possuem recursos monetários, as quais, em sua maioria são negras e pardas, não conseguem adquirir o principal registro do cidadão: a certidão de nascimento. Consequentemente, sem a posse dessa documentação, essa parcela da sociedade são invisibilizadas não só pela população, mas, principalmente, pelo Estado, o que corrobora na impossibilidade de acessar os direitos sociais, como educação e lazer. Dessa forma, enquanto a desigualdade econômica for colocada em primeiro plano, o problema não será mitigado.
Ademais, é fundamental analisar a inoperância da máquina pública como perpetuadora desse entrave. Nesse contexto, segundo o pensador Thomas Hobbes, filósofo do período absolutista, é de responsabilidade do governo assegurar o pleno bem-estar do tecido social. Contudo, a teoria apresentada não é aplicada na prática, uma vez que, ainda que exista a lei n° 9 543, a qual tornou gratuito o registro de nascimento, é notório a ineficácia dessa lei e a pouca participação estatal no combate dessa problemática. Desse modo, é indispensável a colaboração governamental a fim de interromper o avanço do número de cidadãos sem suas devidas documentações.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de uma intervenção de modo a sanar essa questão. Logo, cabe ao Poder Executivo - figura responsável pela aplicabilidade das leis no Brasil -, estimular a aplicação da lei n° 9543, por meio de eventos sociais, como mutirões comunitários. Essa ação que ocorrerá nas regiões mais carentes do país tem como finalidade assegurar a todos os cidadãos o direito à cidadania e ao registro civil e, assim, tirar essa temática da invisibilidade. Assim, situações semelhantes ao livro "O quinze" se restringirão somente a literatura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 148
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 148
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.