• Avatar do usuário
#83078
Na série 3%, disponível na plataforma de "streaming" Netflix, mostra uma sociedade onde apenas uma pequena parcela da população tem acesso a direitos básicos. Fora da ficção, no Brasil, isso não difere, nos dias atuais, uma grande parcela da população é invisível por não possuir registro civil. Cabe a nós discutirmos as causas e consequências desse problema.
Diante desse cenário, podemos notar que um dos responsáveis por essa situação é a falta de maternidades, já que hoje o registro é feito logo após o nascimento da criança. É inadmissível, um país com altas taxas de impostos, ter falta de hospitais e, por isso uma exclusão de parte da sociedade, sendo em sua maioria negra.
Além disso, a constituição federal promulgada em 1988, garante o acesso à educação para todo cidadão, o que não ocorre, pela falta de documentação da criança, privando-a de um direito básico dela.
Sendo assim, cabe ao Estado, portando, promover campanhas e mutirões para a realização desses documentos, por meio das prefeituras de cada cidade, captando nos bairros as pessoas que não possuem registro civil. Espera-se com isso mitigar a invisibilidade populacional e garantir o acesso à cidadania a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM