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De acordo com a filósofa Djamila Ribeiro, é preciso que uma situação saia da "invisibilidade", para que soluções sejam promovidas. Entretanto, isso não ocorre no que tange ao registro civil no Brasil. Em uma situação onde a pessoa não possua a certidão de nascimento, ela fica limitada socialmente, não podendo usufruir dos direitos básicos para uma vida saudável. O ser humano necessita do sentimento de pertencimento a grupos dento da sociedade e também não ser afetado por nenhum tipo de preconceito por desprover de boas condições de vida. Por isso vale se discutir tal problemática.

Segundo o estudo do sociólogo Durkheim, um indivíduo não consegue viver isolado, ou seja, ele necessita estar incluso em grupos sociais em que os participantes tenham interesses em comum. No momento em que a pessoa não tem certidão de nascimento, ela não será capaz de desfrutar de determinados eventos que são seu interesse, justamente por estar sem registro civil. Portanto, ela é excluída nos momentos fundamentais do convívio social.

Outrossim, na falta do registro civil, pode-se gerar um preconceito por parte daqueles que não possuem total entendimento sobre o assunto. Visto que como disse Voltaire: "preconceito é opinião sem conhecimento". Conforme já mencionado, o indivíduo terá uma vida prejudicada e certas pessoas desinformadas são capazes de piorar a situação, ofendendo aqueles desamparados socialmente.

Mediante esta problemática, cabe ao Ministério da Cidadania em união as prefeituras de todo o Brasil, organizar mutirões que serão instalados em determinado dia nas praças centrais das cidades. Estes deverão contar com servidores públicos capazes de realizar o registro civil das pessoas que não o possuam. Ademais, esta ação será divulgada nas mídias locais para ciência de toda a população. Sendo assim, essa situação estará saindo da "invisibilidade" e mais soluções poderão ser promovidas, como diz Djamila.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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