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Por Ysabelle
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A invisibilidade do povo brasileiro vem sendo enfrentada por décadas se tornando cada dia menos comentada por aqueles que estão distante desta realidade. A falta de registro torna uma pessoa invisível aos olhos do estado, esta não podendo ter estudo, direitos eleitorais e nem mesmo registro trabalhista, assim não possuindo nenhum direito.

O não registro traz à tona outras problemáticas vivenciadas pela população. Tais como a pobreza, fator parcialmente desvinculado com a imprevisibilidade pela Lei n 9 534 de1997, citada no segundo texto motivador, que possibilita o acesso gratuito ao registro de nascimento; o analfabetismo, que se deve ao fato da impossibilidade de matrícula em instituições de ensino; o difícil acesso a sociedade, encontrado pela distância a ser percorrida, a baixa disposição de transporte, os obstáculos encontrados pelos percurso, entre outros. Estes fatores estão diretamente ligados com o alto índice de pessoas sem registro.

A Auto Visão dessas pessoas nos mostra as críticas que sofrem em seu cotidiano, tornando sua luta por reconhecimento mais difícil por serem taxados como sem valor comparadas a outros membros da sociedade. No filme de ficção" minha irmã invisível" da Disney, podemos ver algumas das Dores enfrentadas por aqueles que não são vistos pela sociedade. Dores como o difícil relacionamento com outro indivíduo, uma busca constante por reconhecimento, uma sensação constante de invalidez e peso.

É possível concluir que a invisibilidade é um fator muito enfrentado, mas pouco comentado pela população brasileira; Para darmos início a busca pelo fim dessa problemática, devemos primeiro noticiar, ensinar e debater cada vez mais sobre a mesma, deixando assim de ser leigos sobre algumas das dificuldades enfrentadas pela população. Mostrando a importância e necessidade do registro de nascimento, e fazendo campanhas de conscientização. Uma possível solução seria a redistribuição de cartórios cada vez mais próximos dos locais com maior índice de pessoas não registradas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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