Avatar do usuário
Por LuidySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83009
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura o direito à cidadania a todos os residentes no país. No entanto, percebe-se uma falha na efetivação desse princípio da Lei maior, uma vez que a invisibilidade de acesso à cidadania no Brasil surge como um complexo desafio a ser sanado. Nesse sentido, o silenciamento e a falta de investimento protagonizam a manifestação do revés.

Diante desse cenário, é importante pontuar a falta de debate como fomentadora da adversidade. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para o problema da invisibilidade registro civil e o acesso à cidadania no Brasil seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se, uma lacuna no que se refere à questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debate-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Outrossim, a falta de investimentos é um empecilho para a resolução da controvérsia. Sabe-se que a base de uma sociedade capitalista é o capital, como explicam filósofos como Marx. Nesse sentido, para serem resolvidos problemas dentro do contexto capitalista, faz-se necessário investimento financeiro. No entanto, há uma lacuna financeira no investimento na questão da invisibilidade sobre o registro civil e a garantia de acesso à Cidadania do Brasil, que tem sido negligenciado, o que torna sua resolução mais difícil de ser alcançada.

Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Dessa forma, o MPF em parceria com TCU devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros. A fim de remaneja-los a áreas que mais necessitam. Para que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas nas quais a população interaja e aponte questões como a invisibilidade Civil e o acesso à cidadania no Brasil, que precisam ser resolvidos com urgência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
256 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
58 Exibições
por meborges
0 Respostas 
82 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
216 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
136 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
199 Exibições
por mundodesoph

A Constituição de 1988 garante igual[…]

A fome no Brasil

É notório que a fome é um pro[…]

Nos anos 500,a.c, já dizia Pitágoras[…]

O Universo da Leitura

Atualmente, no Brasil e no mundo, a leitura se mos[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM