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Por eduarda9804
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#82987
A afirmação “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles” atribuída á filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode ser facilmente relacionada á garantia de acesso á cidadania no Brasil, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é que a população habitua-se a ela. De maneira análoga homens, mulheres, crianças e idosos sofrem hodiernamente com a negligência governamental ao se tratar desse assunto, mas também com a falta de educação necessária sobre seus direitos como cidadãos.

Outrossim, a constituição de 1988, garante que tanto os brasileiros como os estrangeiros que aqui residem tenham acesso aos direitos de cidadão. Todavia a Instituição Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou em uma pesquisa realizada em 2015, que mais de 820 mil nordestinos não possuem registro de nascimento, causando assim a essas pessoas condições de extrema pobreza, exclusão social e analfabetismo.

Dessa forma, para fazer a matrícula de uma criança na escola é necessário a apresentação de seus documentos sem eles ela não terá direito aos benefícios sociais, entretanto como a filósofa Simone de Beauvoir afirma a sociedade acostuma-se a essa realidade de ter seus direitos negados.

Portanto, indubitavelmente medidas devem ser tomadas. O Ministério da Educação juntamente com o Estado deve desenvolver um projeto que por meio de campanhas e da criação de uma nova matéria que será implantada nas escolas, tenha a finalidade de ensinar a comunidade escolar e a sociedade sobre seus direitos de acesso a cidadania. Assim sendo distanciar-se das estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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