• Avatar do usuário
#82984
O jornalista Gilberto Dimenstein ao produzir a obra " Cidadão de Papel", confirmou a consolidação da sociedade democrática em exigir a garantia dos direitos do povo. No entanto, essa tese não pode ser praticada ao constatar a invisibilidade do acesso á cidadania no Brasil. Com efeito, cabe pontuar a desmotivação social e a ineficiência estatal.
Diante desse cenário, é válido acentuar a inércia social como um dos causadores dessa problemática. No filme " As vantagens de ser invisível", narra a história de um garoto que não conseguia interagir com as pessoas e consequentemente sentia-se excluído da sociedade. Fora das telas, pode-se afirmar metafóricamente que o indivíduo ao não possuir a certidão de nascimento é considerado um nada pelo Estado,pois através do documento a pessoa é reconhecida e ganha seus direitos.
Ademais, a incapacidade do Estado é um dos fatores contribuíntes para esse obstáculo. De acordo com a lei 1997, o registro de nascimento tornou-se gratuito. Porém, infelizmente, ainda existem lacunas a serem superadas seja pela localidade distante ou a falta de acesso no mundo cibernético.
Com isso,urge resolver meios de superar essa entrave. Portanto, a Mídia deve realizar um blog, chamado " Ajuda aqui" especializado em ajudar os cidadãos a sentirem-se motivados para se inscreverem e conseguir o documento de uma forma mais acessível. Para isso, é imprescindível que o governo por meio de verbas governamentais invista em veículos, com o intuito de mobilizar aqueles que não possuem meios de transporte ou condições financeiras. Dessa forma, a obra " Cidadão de Papel" será consolidado na prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM