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Thomas Jefferson,ex-presidente dos Estados Unidos, aponta a vida, liberdade e a busca pela felicidade como direitos que o Estado deve garantir a todo cidadão. Contudo, a Invisibilidade priva brasileiros que não possuem certidão de nascimento de todos esses direitos simultaneamente; uma vez que a falta do documento impede o reconhecimento desses brasileiros como cidadãos. Logo, é necessária a garantia de acesso à cidadania no Brasil.
Em primeiro lugar, a cidadania é essencial para a execução da justiça e direitos humanos. "In the Heights", musical de Lin-Manuel Miranda, apresenta Sony; um jovem imigrante latino dos Estados Unidos. Sony se decepciona ao reconhecer que buscar uma formação superior e obter carteira de motorista são objetivos inalcançaveis, pois o garoto não é reconhecido como cidadão. De forma semelhante, os invisíveis no Brasil não podem ter seus direitos reconhecidos.
Em segundo lugar, visto que a invisivilidade associa-se a outros problemas sociais, faz-se necessária a reparação destes na nossa sociedade. Em "Haiti", Caetano Veloso revela a dura realidade enfrentada por pretos e pardos marginalizados e afirma: "ninguém é cidadão". Surge, então, a associação do racismo e desigualdade social com a invisibilidade, assim como a necessidade de reparo desses problemas como forma de combate às suas consequências negativas na nossa sociedade.
Portanto, o governo é responsável por criar projetos de busca aos brasileiros não reconhecidos como cidadãos, por meio de investimentos e elaboração de políticas públicas, com a finalidade de facilitar o registro de nascimento de pessoas socialmente vulneráveis, garantindo seus direitos conforme a Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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