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No século XX, o escritor austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil motivado pelos conflitos sociais existentes na Europa. Admirado com o potencial da sua nova morada, Zweig escreveu o livro "Brasil, país do futuro", obra que retratou a capacidade que o lugar tinha de progredir. Entretanto, quando se observa a questão da invisibilidade e registro civil, tendo em vista que é falha a garantia de acesso à cidadania no Brasil, fica clara a não consolidação da profecia do autor. Com isso, convém analisar os fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, cabe citar a segregação e a exclusão ainda latente nos dias atuais permitida pela sociedade, que atingem principalmente negros e pobres. Tais atitudes colaboram para que cada vez mais pessoas se tornem "invisíveis" em seu país, sem acesso ao direito do reconhecimento através da certidão de nascimento, e impossibilitadas de desfrutarem de serviços essenciais para a vida humana, como saúde, educação, moradia e trabalho.
Além disso, é importante pontuar que o Poder Público tem contribuído para a falta de pertencimento de milhões de pessoas ao Brasil, já que negligencia investimentos que facilitem a vida de quem necessita dos seus documentos civis para ser valorizado no meio social. Essa conjuntura se relaciona com o livro "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, que descreve a incapacidade do homem de enxergar o mundo em que vive e os problemas existentes nele.
Conclui-se, portanto, que a mídia deve informar os cidadãos sobre a importância da inclusão, através de campanhas publicitárias, a fim de diminuir a exclusão daqueles que reivindicam o direito de existência perante à sociedade. Ademais, cabe à Arena Pública tornar comum a emissão da certidão de nascimento para as minorias, através de investimentos nas cidades e na conscientização do reconhecimento dos menos vistos. Somente dessa forma, o Brasil conseguirá alcançar a progressão almejada por Zweig.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Redação ENEM 2021

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