Em uma primeira análise, cabe citar a segregação e a exclusão ainda latente nos dias atuais permitida pela sociedade, que atingem principalmente negros e pobres. Tais atitudes colaboram para que cada vez mais pessoas se tornem "invisíveis" em seu país, sem acesso ao direito do reconhecimento através da certidão de nascimento, e impossibilitadas de desfrutarem de serviços essenciais para a vida humana, como saúde, educação, moradia e trabalho.
Além disso, é importante pontuar que o Poder Público tem contribuído para a falta de pertencimento de milhões de pessoas ao Brasil, já que negligencia investimentos que facilitem a vida de quem necessita dos seus documentos civis para ser valorizado no meio social. Essa conjuntura se relaciona com o livro "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, que descreve a incapacidade do homem de enxergar o mundo em que vive e os problemas existentes nele.
Conclui-se, portanto, que a mídia deve informar os cidadãos sobre a importância da inclusão, através de campanhas publicitárias, a fim de diminuir a exclusão daqueles que reivindicam o direito de existência perante à sociedade. Ademais, cabe à Arena Pública tornar comum a emissão da certidão de nascimento para as minorias, através de investimentos nas cidades e na conscientização do reconhecimento dos menos vistos. Somente dessa forma, o Brasil conseguirá alcançar a progressão almejada por Zweig.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.