• Avatar do usuário
#82816
Na saga, de filmes e livros, “Harry Potter”, da escritora britânica J.K Rowling, é mostrado que, após ao nascimento de Harry Potter-cujo nome origina a saga-ele é registrado magicamente para ocupar uma vaga em Hogwarts. Fora do universo literário, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, não ocorre desta forma, visto que, existe uma invisibilidade para com os registros civis, e a escassez de garantia do acesso à cidadania brasileira. Nesse contexto, configuram-se como causadores desse revés, a negligência estatal e a escassez de influência midiática.
Diante disso, percebe-se que, a negligência do Estado potencializa a invisível situação dos registros civis, bem como, a falta de acesso a cidadania. Portanto, é lícito rememorar o filósofo Thomas Hobbes, o qual afirmou que é dever do Estado, garantir meios para o progresso de toda a coletividade. Sob essa perspectiva, percebe-se que, o Estado não está cumprindo com seu dever, visto que, não estão dando importância a falta de acesso à cidadania brasileira. Decorrente disso, segundo dados divulgados pelo IBGE, em 2015, aproximadamente 2,9 milhões de pessoas não possuem registros de nascimento. Logo, enquanto, o Estado não sancionar esse problema, as pessoas continuarão sem acesso à cidadania.
Além disso, outro fator desse revés é a falta de influência da mídia acerca da invisibilidade nos registros civis. Nessa perspectiva, é oportuno citar o sociólogo Zymunt Bauman, o qual afirmou que, as instituições estão deixando de exercer seu papel, se tornando “zumbis”. Sob essa ótica, observa-se que, a mídia não está exercendo seu papel, ao negligenciar a importância do registro civil. Logo, se não houver uma intervenção imediata nesse revés, esse problema irá perdurar por um tempo longínquo.
É inaceitável, portanto, que uma parcela significativa dessa nação, sofra com a falta de um registro civil. Posto isto, urge que o Governo Federal, na figura do Poder Executivo-responsável por executar as leis — crie medidas que todos após o nascimento, sejam registrados, a fim de garantir que tenham acesso a cidadania. Somente assim, poderá obter o registro civil de toda a população, como na saga Harry Potter
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

RubiArtes ,

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM