De início, desde a Monarquia ser um cidadão ativo era restrito, havendo a exclusão principalmente de negros e pobres. Embora anos tenham se passado e a inclusão desta parcela da população tenha sido feita, ainda é visto o quão o povo marginalizado é esquecido e na maioria das vezes prejudicados pela negligência do governo ao acesso a documentos necessários para toda vida. Essas pessoas normalmente são aquelas que não possuem condições econômicas para acessar informações, educação e vida de qualidade, sendo vistas como "um nada" na sociedade, assim não sendo perfeitamente adequadas para ímpor suas opiniões em defesa do seu país, como por exemplo em eleições.
Outrossim é a falta de participação da mídia em assuntos importantes para formação de pessoas em prol da cidadania. De acordo com o mito da caverna, do filósofo Platão, pessoas vivem acorrentadas na caverna, enxergando somente uma parede na frente delas e interpretavan o que seria o mundo pelas suas percepções e não o que realmente seria considerado como verdade e com a mídia não é diferente. Hoje, em um mundo globalizado as crianças já nascem conectados no meio virtual, ou seja, a tecnologia possui um papel de extrema importância no caráter, desenvolvimento e conhecimento das pessoas. Embora isso seja bastante reconhecido, as redes socias, em sua grande maioria, estão muito mais preocupadas em expor a vida dos famosos, ao invés de realmente mostrar o " mundo lá fora", o real. Isso evidencia o quanto a posse de documentos civis é totalmente silenciado em uma ferramenta tão grandiosa.
Portanto, o Governo em parceria com a Mídia, por meio de campanhas, além da maior aplicação das leis já existentes deve realizar projetos que acentuem a importância e obrigação de possuir a documentação pessoal, de modo que cada vez mais as pessoas não sejam consideradas invisíveis pelo Estado, assim aumentando a posse de documentos civis e contribuindo para a garantia no acesso à cidadania.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada