A princípio, faz-se necessário ressaltar a falta de autoestima do povo tupiniquin e como esta reflete nas estimativas de pessoas sem documentos. Sob a ótica da historiadora e professora da UFMG, Hellen Starlin, a construção de cidadania em solo brasileiro configura-se como uma difícil tarefa, uma vez que o brasileiro comum-enorme parcela de pessoas que compõe o corpo social nacional- possui preceitos negativos sob si. Nesse sentido, a vontade de obter-se, por exemplo, título de eleitor ou registro de nascimento só se faz presente quando a apresentação de tais papéis é obrigatória e não um comportamento que visa priorizar o exercício dos direitos e deveres da cidadania. Logo, a problemática tem caráter cultural
Outrossim, é lícito referenciar o cientista social brasileiro José Murilo de Carvalho e o conceito de Cidadão Impleto abordado em sua obra literária: Cidadania no Brasil: Um longo caminho, nesta o sociólogo afirma que cidadão é aquele que exerce seus direitos civis, sociais e políticos. Sob tal perspectiva, os brasilienses sem registro não garantem a tríade cidadã, visto que: este se faz invisível ao Estado. Dessa forma perde-se o acesso a benefícios sociais e defesa de interesses individuais. Assim, os "não identificados" ficam excluídos das dinâmicas sociais.
Portanto, medidas são necessárias para o icentivo ao alcance da cidadania em territótio nacional. O Estado-principal promotor da harmonia social- deve, por intermédio de ações monetárias financiar campanhas publicitárias em parceria com a mídia-instrumento de ampla abrangência objetivando aumentar a autoestima dos brasilienses para que, ao contrário da moça abordada na Barra da Tijuca, exerça a plena cidadania
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 113
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.