• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#82720
Em 1500 período historicamente conhecido como “descobrimento do Brasil” os indígenas não foram considerados cidadãos de sua própria terra. Ainda hoje no país é possível perceber a invisibilidade de alguns grupos no conceito formal de cidadania. Dentre as diversas problemáticas que proporcionam essa disparidade estão a colonização brasileira bem como o rumo tomado pós abolição.
Em decorrência da colonização forçada e a princípio apenas com intenção exploratória é um dos grandes fatores das desigualdades e a existência de “comunidades invisíveis” no país devido ao não reconhecimento dos povos oriundos da terra como cidadãos bem como os povos africanos que foram trazidos como escravos, isso fez com que a “coisificação” dessas pessoas as tornassem pertencentes aos senhores e não a sociedade, foram esvaziados de suas crenças e costumes e não coincidentemente boa parte da população que não possui registro civil é negra e pobre, que se deve ao processo histórico que foram submetidos durante e após o período de escravidão.
De acordo com os dados do IBGE 2015 estima-se que quase 3 milhões de brasileiros encontram-se no “mapa da invisibilidade” por não pertencer o documento que viabilizaria a garantia de seus direitos como cidadão, levando em consideração o período pós abolição ocorrido sem reparação histórica, social nem econômica com os povos escravizados a cidadania e seu conceito estão submetidas as métricas da elite branca e não são capazes de atender de forma plena as verdadeira necessidades da população, deixando justamente os grupos mais vulneráveis sem garantia de seus direitos previstos na constituição.
Portanto, é necessário promover adequações sistemáticas para atender o interesse popular tendo em vista que o processo burocrático para “tornar-se” cidadão apesar de ser gratuito não é acessível aos que estão marginalizados exatamente por não possuir garantia de seus direitos. Faz- se necessário que haja por parte do governo federal e demais órgãos competentes a implementação de políticas públicas voltadas para o acolhimento destes “invisíveis” e trazê-los à luz do conhecimento estatal bem como a criação de um projeto regulamentador que procure identificar a proporcionalidade entre a quantidade de nascimentos e registros e se são correspondentes, fomentando então a criação de um “Brasil país de todos nós”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#82957
- Sua redação ficou muito boa, porém, na introdução faltou a parte mais importante: a tese.
- Na conclusão faltou o modo/meio.
- O uso de conectivos não foi abundante.
- Na introdução faltou também você apresentar o tema, ao menos citar para o leitor/a saber do que se trata.

Espero ter ajudado! Muito sucesso para você! ;)
#82988
RubiArtes escreveu:@Anna1, sim, acabei reparando esse deslise na introdução, mas como esse foi o texto que estava na folha de rascunho eu fiz algumas alterações no momento em que passei a limpo, fiz o mesmo com a questão dos conectivos. Mas realmente, eu poderia ter elaborado mais a questão do tema na introdução. Obrigada, muito sucesso pra vc também 😊
Super te entendo rsrs Obrigada :D

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM