• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#82717
A Constituição de 1988, documento de maior importância jurídica no Brasil - garante direito a todo cidadão brasileiro. No entanto, essa realidade se distância da constituição quando se trata da invisibilidade e registro civil. Nesse viés percebe-se que a negligência governamental e o silencianennto fazem parte desse quadro.
Em primeira análise, vale destacar que a negligência governamental tem uma relação com esse problema. Pois quando se trata de uma sociedade em vulnerabilidade o estado não dá a devida atenção em olhar mais a esse cenário que ocorre no país. Cabe pontuar que o estado se restringe sobre isso, e causando impactos para a vida das sociedades.
Ademais, é importante ressaltar o silencianennto da sociedade nesse fato. No momento em que as pessoas não se manifestam-se pelos seus direitos de cidadãos, esse descaso acaba se tornando normal. De modo em que a comunidade aceita ser desvalorizadas, pelo fato de estar lutando para conseguir um documento de nascimento para seus filhos. No entanto, quando as famílias se oprimem a isso se torna banal e, isso se repete todo ano por se acostumarem á esse descaso.
Portanto, infere-se que a negligência governamental e o silencianennto trazem um entrave nessa problematização. Cabe o governo elaborar programas para dar mais atenção a esse grupo, por meio de aplicativos para ajudar a facilitar as pessoas a fazer documentos. Para que assim possa ser resolvido esse quadro. Só assim o direito da constituição será cumprida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#83568
Boa noite, parabéns pela sua redação, você está no caminho certo, mas da para melhorar bastante a sua nota se você melhorar em alguns pontos:
1- houveram bastantes erros ortográficos no texto, acredito que alguns deles foram por causa do corretor, tenta revisar sua redação antes de mandar para a correção, pois sempre achamos algum errinho...
2- é de extrema importância usar os conectivos para estabelecer sentido nas frases do seu texto, cuidando sempre para não repetir os conectivos(não foi o caso), só isso já te faria gabaritar a competência 4 praticamente.
3- tenha cuidado para não repetir palavras em seu texto, pois isso pode abaixar sua nota, procure usar sinônimos para diferenciar.
4- Sua conclusão estava excelente, só não achei a finalidade se não me engano.

Continue se esforçando que seu empenho será recompensado, qualquer coisa é só me marcar aqui que ficarei honrado em lhe ajudar novamente, parabéns pelo seu texto! :)
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM