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Na Grécia Antiga, a nobreza era a classe que mais desfrutava dos privilégios da época, tal como o papel de cidadão que exercia, direito limitado ou excludente às mulheres e às camadas mais pobres da sociedade. Já no Brasil contemporâneo, há uma significativa parcela popular que enfrenta entraves para adquirir o documento principal: a certidão. Por conta da ausência desta, as pessoas tornam-se invisíveis ao Estado, o que as impedem dos direitos básicos de cidadania, como estudar e adquirir ajuda financeira do governo. Dessa forma, é necessário que haja ações que permitam mitigar a calamidade.

Primeiramente, é oportuno rememorar os estudos do filósofo inglês Thomas Hobbe, os quais defendiam a ideia de que é obrigação do Estado zelar pelo bem estar coletivo. Sob essa ótica, é inadmissível não haver um direcionamento de solicitação da certidão de nascimento para as crianças que necessitam matricular-se na escola, haja vista que o artigo 6 da Constituição Federal assegura que o acesso à edução é um direito social de todos. Dessarte, sob o auxílio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), providências devem ser tomadas para tornar estes jovens cidadãos com estudos e aptos a cumprirem com os direitos e deveres.

Ademais, tendo em vista a desigualdade social que permeia o país, os indivíduos que carecem destas documentações são impedidos de receberem auxílio monetário, o que dificulta ainda mais a situação caótica vivida. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, são quase 3 milhões de pessoas que não possuem registro de nascimento, sendo que a grande maioria é pobre, agravante que demonstra a fragilidade desta classe. Dessa maneira, à guisa do pensamento kantiano, a mudança deve vir de maneira eficaz e permanente.

Portanto, parafraseando o escritor hirlandês Oscar Wilde, "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação". Desse modo, a fim de atenuar o problema pautado, é dever do Estado, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pesquisar sobre os jovens que não estudam, de modo com que tome providências cabíveis para inserí-los nas instituições de ensino. Além disso, os órgãos governamentais devem entrar com famílias pobres na luta para a documenta necessária que possa garantir o recebimento beneficiário do Governo, amenizando os problemas financeiros da população baixa renda. Feito isso, a Grécia Antiga apenas servirá como panorama histórico para demonstrar a evolução humana no que tange à cidadania.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Redação ENEM 2021

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