• Avatar do usuário
#82652
O livro "O Cidadão de de papel" do escritor, Gilberto Dimensten, crítica a falta de efetividade da legislação brasileira. Nessa perspectiva, o autor estava certo em seu pensamento, uma vez que a falta de acesso à cidadania ainda é uma problemática em questão. Dessa forma, faz-se necessário medidas para solucionar esse impasse que tem como causas a má formação educacional e a falta de condições financeiras.
Em primeiro plano, observa-se que a má formação educacional é um contribuinte para a falta de acesso à cidadania, uma vez que ao indivíduo não ter um ensino básico ele se encontra atrasado no meio social. Segundo Mandela, a educação é a arma mais forte para mudar o mundo. Nessa perspectiva, é notório que a educação é imprescindível para se ter informações no mundo contemporâneo. Desse modo, o acesso à cidadania ainda é uma problemática na sociedade.
Ademais, é notório que a disparidade econômica também contribui para que esse problema persista, já que para a pessoa tirar os documentos é preciso pagar, portanto, muitos não conseguem ter acesso. Segundo Djamila Ribeiro, algum problema só sai da invisibilidade quando é promovida uma solução. Nessa conjuntura, o governo deveria intervir para que esse problema fosse mais discutido e mais compreendido no meio social.
Portanto, faz-se necessário que o Poder Público junto com a mídia, por meio de políticas públicas e campanhas, através de propagandas em redes sociais e televisão, atuaem no meio social com o intuito de haver maior conscientização e conhecimento sobre a importância de tirar os documentos. Desse modo, a legislação brasileira se tornaria mais efetiva.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

A despeito de todo progresso científico e h[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM