Em primeira análise, ressalta-se que um dos fatores que colaboram para tal cenário é a dificuldade financeira. Além disso, há o preconceito enraizado pela sociedade contra os indivíduos considerados apátridas, ou seja, sem nacionalidade reconhecida.
Ademais, segundo dados divulgados pelo site "Estudio", a maioria dos indivíduos que não possuem registro de nascimento estão concentrados na região Sudeste. Em decorrência disso, nota-se uma exclusão e uma desigualdade social em relação à parcela da população que detém tal documento. Soma-se a isso a restrição a outros direitos e documentos, como acesso à educação, carteira de trabalho e carteira de identidade.
Logo, diante do exposto acima, é fundamental reverter tal problemática, a fim de garantir o pleno acesso de todos os indivíduos à cidadania. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania contrate profissionais especializados para fiscalizar e incentivar cidadãos que não detém tal documento. Tal ação deve ser feita por meio de palestras, cartazes, documentários e campanhas de conscientização. Somente assim, é possível reverter tal entrave e garantir o que está contido na Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.