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#82648
A Constituição Federal Brasileira garante aos cidadãos, por meio da lei nº 9534 de 1997, o direito ao registro de nascimento. No entanto, tal prerrogativa não se reverbera com ênfase, na prática, quando se observa o índice de indivíduos sem certidão de nascimento no Brasil. Assim, faz-se necessária a análise dos fatores que contribuem para tal situação.
Em primeira análise, ressalta-se que um dos fatores que colaboram para tal cenário é a dificuldade financeira. Além disso, há o preconceito enraizado pela sociedade contra os indivíduos considerados apátridas, ou seja, sem nacionalidade reconhecida.
Ademais, segundo dados divulgados pelo site "Estudio", a maioria dos indivíduos que não possuem registro de nascimento estão concentrados na região Sudeste. Em decorrência disso, nota-se uma exclusão e uma desigualdade social em relação à parcela da população que detém tal documento. Soma-se a isso a restrição a outros direitos e documentos, como acesso à educação, carteira de trabalho e carteira de identidade.
Logo, diante do exposto acima, é fundamental reverter tal problemática, a fim de garantir o pleno acesso de todos os indivíduos à cidadania. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania contrate profissionais especializados para fiscalizar e incentivar cidadãos que não detém tal documento. Tal ação deve ser feita por meio de palestras, cartazes, documentários e campanhas de conscientização. Somente assim, é possível reverter tal entrave e garantir o que está contido na Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#82650
Muito se discute sobre a temática invisibilidade e Registro Civil de diversos brasileiros no país, que faz falta em situações diárias na vida dessas pessoas, pensando nisso quais motivos levaram a falta de documentos?
Dentre os muitos motivos, a falta de acessibilidade encontrada é muito grande, tal como uma demora para realização do pedido de retirar o documento, ou até mesmo um sistema que apresenta falhas para resolução de questões levantadas por essas pessoas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE ( em 2015) cerca de mais de dois milhões de brasileiros em todo território nacional não possuem certidão de nascimento um número considerávelmente alto e preocupante.
Para solucionar a parte deles deve-se melhorar o sistema de atendimento ao público buscar meios de acelerar o processo de emissão de documentação necessária para quem precisa, o Governo deveria buscar entender as muitas questões que às impedem barra a trazem de tirar a documentação necessária.

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Redação ENEM 2021

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