• Avatar do usuário
#82632
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilação de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira a crítica de Saramago é verificada na invisibilidade e registro civil: garantia de acesso a cidadania no Brasil. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude do silenciamento e a falta de investimento.
Sob esse viés, o silenciamento é uma causa latente no problema. Segundo Djamila, é preciso tirar certas situações da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Nessa linha de pensamento, observa-se uma falta de debate sobre a questão do registro civil para a cidadania brasileira. Dessa maneira, é preciso rapidamente amenizar esse silenciamento.
Paralelamente, outro fator importante é a falta de investimento. Segundo Thomas Hobbes, " cabe ao Estado garantir o bem estar e o devido atendimento a população." Diante disso, nota-se um atendimento escasso por parte do governo, pois poucos são os locais para o atendimento de registro civil. Desse modo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão da invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Para isso, o Governo federal, órgão responsável por atender toda a população, deve ampliar a quantidade de locais de acesso de registros civis, para que todas as classes sociais possam retirar o mesmo. Outra medida necessária é a realização de palestras, por meio de profissionais capacitados, com o objetivo de informar a importância de obter o registro civil em mãos. Essas medidas terão como finalidade amenizar o silenciamento e a falta de investimento. Dessa maneira, a crítica de Saramago não será retrata no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM