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Na constituição Federal de 1988, documento juridico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo 5° o direito a cidadania a todas as pessoas nascidas em território brasileiro. Prerrogativa que não tem se concretizado com ênfase na prática. Tornando-se necessário uma análise de tais problemas, onde o principal fator, é a falta de interesse e incentivos governamentais para resolução da invisibilidade agregada a quase três milhões de brasileiros, segundo o IBGE, essas pessoas não têm acesso à cidadania seguido de documentos básicos.

Portanto é inegável a grande quantidade de brasileiros sem registro civil, fazendo com que seja um problema explícito dentro do Brasil. Segundo o filósofo contratualista Jonh Locke essa situação configura-se com a quebra do "contrato social", por parte do estado, já que não cumpre com seu dever de garantir direitos básicos aos cidadãos.

Ademais, a falta de acessibilidade para pessoas que residem no interior longe das capitais, que são maioria nas estatísticas, que vivem na pobreza ou abaixo da linha da pobreza é um impulsionador para que a situação perdure ao longo dos anos.

Depreende-se, portanto que há uma nescessidade urgente que tais problemas sejam assistidos de forma atenciosa pelo estado, por meio do ministério dos direitos humanos, vir à garantir acessibilidade para as famílias carentes, criando e investindo em postos pelo interior dos estados, a fim de garantir que documentos básicos sejam emitidos e inserindo oficialmente essas pessoas na sociedade para que assim possam gozar de seus direitos com cidadão. Assim teremos uma sociedade mais acessível, onde o estado cumpre o seu contrato social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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