• Avatar do usuário
#82582
No Brasil, a certidão de nascimento, é um dos principais documentos, pois diante dela que é possível está adquirindo outros tipos de documentação. Entretanto no Brasil ainda tem milhares de pessoas sem essa documentação, tornando-se invisíveis a sociedade e ao estado. Com esse efeito muitas crianças acaba não podendo frequentar a escola e muitos adultos acaba perdendo a sua garantia ao acesso à cidadania por falta de documentação.
Primeiramente no ano de 1997 foi criada uma lei que possibilitou se o acesso gratuito a emissão dessa documentação além n°9534. Mas em uma pesquisa feita pelo IBGE em 2015, ainda tem muitos estados brasileiros com alta taxa de pessoas sem acesso a essa documentação como por exemplo na região Sudoeste que tem Estimativa de 1,1 milhões de pessoas sem registro, maioria delas negras e pobres.
Diante disso muitos acaba perdendo seu dever de cidadão deixando de frequentar a escola, e até mesmo contestar seu registro civil, tornando inexistente tendo a existência nunca reconhecida pelo Estado oficialmente.
Em decorrência disto é dever do Estado e da Constituição Federal procurar meio de solucionar essa questão criando novas leis e dando mais recursos e apoio,pois é direito ter Sua documentação pessoal emitida e seu nome registrado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

RubiArtes ,

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM