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É de conhecimento geral que no Brasil para uma pessoa ser reconhecida pelo estado, ela necessita do registro de nascimento em cartório. Porém com uma breve análise percebe-se que muitos brasileiros nao possuem este registro, oque acaba ocasionando a perda de seus direito. Isto acontece por conta da baixa acessibilidade à órgãos emissores deste registro e pelo desinteresse dos pais e/ou esponsáveis por conta do tempo. Diante disto medidas tornam-se necessárias à problemática.
Em pesquisa feita em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), aproximadamente 3 milhões de pessoas em território nacional nao são registradas e cerca de 43% destas pessoas se encontram em zona rural e nao tem um meio de transporte para ir a locais onde possa ser feito este registro.
Em segunda análise podemos perceber que devido à má distribuição populacional muitas áreas ao redor do Brasil acabam nao tendo um órgão emissor da certidao de nascimento, oque gera um desinteresse da parte dos pais e ou/responsáveis e ate mesmo da pessoa nao resgistrada em fazer esse registro devido a falta de tempo pois os mesmo tem que trabalhar parar conseguir algum tipo de sustentação familiar, tornando-se assim uma pessoa sem direitos pois a certidão de nascimento é essencial para a manutenção da cidadania da pessoa.
Diante o exposto fica evidente a necessidade de intervenção do governo juntamente com os cartórios de todo o país por meio da criação e execução de projetos e excursões com a finalidade de encontrar pessoa nao reconhecidas civilmente e da-las oque é seu por direito; A cidadania.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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