• Avatar do usuário
#82562
No que se refere à invisibilidade e registro civil no Brasil, é fundamental entender que o país encontra grande dificuldade para combater esse problema. Diante disso, urge salientar que esse é um direito constitucional que garante acesso à cidadania em um Estado Democrático de Direito.
A priori, cabe explanar que a invisibilidade das pessoas dentro de um território, devido ao não reconhecimento civil, fere diretamente a Constituição Brasileira de 1988, uma vez que ela assegura esse direito a todos. Além disso, é de fundamental importância a visibilidade e o reconhecimento da pessoa humana na sua nação, para que sejam assegurados formalmente os seus direitos legais, na busca do mínimo existencial.
Outrossim, ainda há de se destacar o princípio da dignidade da pessoa humana. Tal fator também é elencado na Carta Magna Brasileira, em seu primeiro artigo, terceiro inciso. Além disso, o maior ordenamento jurídico garante gratuidade aos pobres no registro de nascimento e morte. Nesse viés, há muito o que se trabalhar para reconhecer povo como nação, e esse ferimento constitucional torna-se uma mazela a ser banida.
Infere-se, portanto, a necessidade de mobilização social e estatal para mitigar a problemática. Logo, a sociedade deve manter-se ativa no ofício de seu registro civil, perante os órgãos governamentais responsáveis, de forma a se alinhar interativamente, por meio das redes sociais. O Estado, por outro lado, tem que criar subterfúgios físicos e tecnológicos nesse intuito, visando alcançar, principalmente, os mais necessitados, em áreas menos favorecidas por tais serviços. Destarte, essa triste realidade será lembrança do passado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

A despeito de todo progresso científico e h[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM