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Durante a colonização do Brasil, a população vulnerável não possuia direitos básicos e necessários para viver em sociedade. De maneira análoga a isso, temos a falta de emissões do registro civil para uma numerosa parte do povo brasileiro. Nesse prisma destacam-se dois aspectos importantes: a inexistência da certidão de nascimento é prejudicial para a convivência de um cidadão no meio social, e as pessoas mais prejudicadas por essa problemática estão em condições de extrema pobreza.
Em primeira análise, segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2015, aproximadamente 3 milhões de brasileiros não possuem o registro de nascimento. Dessa forma, podemos ver que uma parte considerável da população sofre com a falta de direitos indispensáveis, pois somente com o registro é possível conseguir outros documentos.
Além disso, é notória a desigualdade que é causada pela falta de uma certidão de nascimento, pois os cidadãos mais prejudicados por esse problema são pretos e/ou pobres. Desse modo, de acordo com o artigo 5 da Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei. Consoante a isso, podemos notar que a invisibilidade causada pelo problema citado impede o funcionamento correto da Constituição.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham garantir o acesso à cidadania no Brasil. Dessa maneira, cabe ao governo federal junto ao Ministério da Educação e aos meios midiáticos, promover a conscientização por meio de campanhas nas escolas e nos meios de comunicação, a fim de diminuir o número de pessoas que não possuem o registro de nascimento. Somente assim, é possível evitar que os brasileiros sejam invisíveis socialmente e tenham seus direitos negados, assim como aconteceu no Brasil Colônia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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