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Por Suany
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Edvard Munch, pintor expressionista, na obra "O Grito", retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de completa disolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela invisibilidade da documentação pessoal. Diante de tal exposto, torna-se crucial resolver as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a Insuficiência legislativa.
:)
Em uma primeira análise, vale ressaltar que, a indiligência do Estado potencializa a invisibilidade dos cidadãos. Segundo Herbert José de Sousa, sociólogo e ativista dos direitos humanos, a sociedade só será efetivada depois que desenvolver 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Posto isso, a participação dos indivíduos na sociedade deve ser efetivada. Logo é necessário uma intervenção estatal.

Ademais, em segundo plano, é imprescidível notar que, a Insuficiência legislativa continua a perdurar na sociedade brasileira. De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos têm direito ao uso de leis. Nesse panorama, a identidade dos cidadãos deveriam ser gratuitas, todos devem ter direito a documentação e a inclusão social.

Portanto, para resolver esse quadro de invisibilidade das pessoas de baixa renda na sociedade brasileira é preciso que o Ministério da cidadania juntamente com a mídia, o intermédio de projetos sociais e divulgações nas redes sociais- promover a ajuda aos indivíduos de baixa renda na inclusão social, a fim de os cidadãos terem acesso livre a documentação pessoal. Logo, a desesperança retratada na obra de Munch, fique apenas no lado artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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