• Avatar do usuário
#82903
É evidente que no Brasil há invisibilidade do cidadão, e o que mais se vê são pessoas em grande parte negras que não tenho acesso ao registro civil e perdem os seus direitos. Isso se deve pelo fato que esses cidadãos são pobres, pois segundo o IBGE, grande maioria das pessoas em estado de pobreza ou extrema pobreza não tem a certidão de nascimento, outro fator também é a falta de informação que essas pessoas têm sobre o direito de ter uma certidão.
Primeiramente é fundamental que esse dado do IBGE que é bastante preocupante, seja revertido, acabar com a pobreza dessas pessoas é necessário, ajudar de certa forma já é um bom começo, pois muitas vezes essas pessoas não se encontram em uma situação financeira muito boa e acabam deixando de ter a documentação.
Deve-se ressaltar também que a falta de informação que as pessoas têm sobre este assunto, acaba dificultando o acesso a esse documento e o reconhecimento como cidadão. Às vezes a pessoa tem o interesse em obter a certidão mas pela falta da informação de onde faz e quem faz, acaba que as pessoas desistem de procurar saber o que tem que ser feito e perde os seus direitos juntamente com a certidão.
Logo, é necessário que esse problema seja resolvido, as medidas que deverão ser tomadas através do poder público é de se iniciar uma busca ativa pelas pessoas que ainda se encontram sem o registro de nascimento. E urge que também sejam realizados campanhas a fim de que essas pessoas vão e consigam finalmente ter em mãos na certidão de nascimento e o direito de ser reconhecida(o) pelo Estado e município como cidadão brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM