Avatar do usuário
Por Mary890
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85224
Felipe082 escreveu:
Mary890 escreveu:
Felipe082 escreveu:@Mary890, antes de corrigir a sua redação, preciso te contar uma coisa muito importante: acho que você tem potencial para alcançar uma pontuação significativamente maior do que a que eu atribuí. As notas das competências 1 e 4 - 80 e 120, respectivamente - não refletem a sua capacidade como escritora. A impressão que eu tenho é que você escreve bem, mas pulou alguns degraus em questão de vocabulário e de complexidade sintática. Para explicar o que eu quero dizer, vou fazer uma analogia. Imagine que eu desejo aprender a tocar piano. Depois de algumas aulas, começo a melhorar, então decido tocar uma sinfonia de Mozart. Você concorda comigo que, mesmo que eu seja um bom pianista, os meus deslizes vão ficar bem mais perceptíveis, por se tratar de uma composição extremamente avançada? No meu ponto de vista, foi isso que aconteceu no seu texto. Apesar de você ser uma boa escritora, sua "ousadia linguística" foi tamanha que, infelizmente, uma grande quantidade de desvios ficou evidente. Dito isso, meu conselho é que você seja mais cautelosa nesse sentido. Suba um degrau de cada vez. Com tempo e esforço, você chega nas alturas sem tropeçar ;)
Nossa muito obrigado pela mensagem e os elogios, eles me motivaram . Em relação aos erros dessa redação estou estudando os mesmos pra aprimorar ainda mais meu conhecimento e escrita.
Fico feliz por ter te motivado :)
Continue estudando e aprimorando os seus conhecimentos.
Em breve, vou postar a correção do seu desenvolvimento e da sua conclusão.
Tá certo.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85227
Oi, @Mary890, tudo certo? Vou corrigir o desenvolvimento da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

Diante desse cenário, insta salienar salientar que a disparidade social potencializa o revés. Acerca disso, é oportuno rememorar a concepção de do dramaturgo Ariano Suassuna, segundo a (1) qual aponta que a injustiça secular (1) é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes: dos favorecidos e dos "despossuídos" (2). Nessa lógica, vê–se um contexto análogo à premissa do pensador, uma vez que significativa parcela do tecido social é vetada de interferir através do voto, o destino da nação, por não possuírem impedida de participar do processo de votação por não possuir (3) a documentação adequada para formulação do título eleitoral, em que o que (4), por conseguinte, (5) acarreta graves retrocessos ao público, como por exemplo: como (6) a separação inapropriada dos indivíduos (3) e a ruptura nos dos princípios da democracia. Destarte, enquanto a negligente desproporção (7) se mantiver, (8) vigente a falta de acessibilidade à cidadania continuará afligindo o país. (4)
Outrossim, verifica-se também a exclusão como uma questão associada ao imbróglio. Sob essa ótica, consoante os dados consoante dados do IBGE, (9) milhões de brasileiros são inviabilizados invisibilizados (5) por não apresentarem certidões de nascimento. Desse modo, presencia-se uma conjuntura hodierna semelhante com as às informações apresentadas (6), visto que a maioria (7) dos brasilianos são invisíveis perante o poder público, já que o comprovante de existência dos mesmos (10) permanece ausente; deste modo, tal atitude discrepante, no entanto,. Essa situação (11) priva os indivíduos de adquirirem seus respectivos direitos seus direitos (12), seja por parte das retiras (13) as retiradas mensais de rendas renda ou acessar livrimente (14) as, seja (15) o livre acesso às unidades públicas – postos de saúde e escolas, por exemplo. Dessa forma (16), é inaceitável que a supressão protagonize a manifestação do revés (17) (8). (9)


LINGUAGEM

(1) Há uma falha na estrutura sintática dessa frase.
Vou considerar que "a qual" concorda com "concepção", mas esse pronome relativo também poderia ficar no masculino, concordando com "Ariano Suassuna".
No feminino, há duas possibilidades de reescrita:
"a qual aponta que a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
"segundo a qual a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
No masculino, bastaria substituir "a qual" por "o qual".
(2) Sugiro o uso de aspas para sinalizar que há um neologismo.
https://brasilescola.uol.com.br/portugu ... ogismo.htm
(3) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
A expressão "vetada de interferir" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
A palavra "através", em seu sentido original, faz referência à noção de atravessar algo; ela pode ser substituída por "mediante", "por meio" e "por intermédio".
A vírgula antes de "o destino da nação" está incorreta.
Se "o destino da nação" completa o sentido de "interferir", o correto seria "interferir no sentido da nação", pois quem interfere interfere em algo.
O verbo "possuir" deve permanecer no singular, haja vista que concorda com "parcela".
(4) Cuidado com o uso equivocado de pronomes relativos.
(5) Isole com vírgulas a conjunção "por conseguinte".
(6) É redundante utilizar, simultaneamente, os termos "como" e "por exemplo", porque ambos possuem o mesmo sentido.
(7) Evite vocábulos imprecisos.
(8) Isole com vírgulas o trecho "enquanto a negligente desproporção se mantiver".
(9) Isole com vírgulas o trecho "consoante dados do IBGE".
(10) Nunca use "os mesmos" como elemento coesivo de retomada.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... %20cuidado.
(11) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
Nesse caso, o correto é "desse modo", e não "deste modo". Além disso, há uma repetição desse conectivo no parágrafo.
A expressão "atitude discrepante" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
É equivocado utilizar, simultaneamente, os conectivos "dessa forma" e "no entanto", de valor semântico distinto, para articular as orações. O primeiro é conclusivo; o segundo, adversativo. Isso origina uma incoerência.
(12) Da maneira que você escreveu, parece que cada indivíduo tem seus direitos particulares. Na realidade, todos os indivíduos possuem os mesmos direitos.
(13) Confuso.
(14) O correto é "livremente".
(15) Quando se usa a conjunção "seja", é obrigatório que haja uma relação de alternância em que ela apareça mais de uma vez: "seja isso, seja aquilo".
(16) O conectivo "dessa forma" é muito semelhante a "desse modo", que já foi utilizado duas vezes no parágrafo. Diversifique o seu repertório de recursos coesivos.
(17) A compreensão foi prejudicada pela escolha do vocabulário. Lembre-se: um alto nível de complexidade não garante, necessariamente, que a ideia pretendida seja transmitida com clareza.


CONTEÚDO

(1) O que é "injustiça secular"?
(2) Não ficou evidente, para mim, a relação entre a desigualdade social e a falta de participação eleitoral. Essa conexão certamente existe, mas é preciso que ela seja fortalecida na sua argumentação.
(3) O que é a "separação inapropriada dos indivíduos"?
(4) Note que, embora a sua tese não indique isso, o argumento desse parágrafo é, fundamentalmente, sobre uma espécie de exclusão social, tópico que deveria ser abordado apenas no segundo parágrafo de desenvolvimento. Há, portanto, uma falha no projeto de texto.
(5) Cuidado para não misturar o dado com a interpretação.
Milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento -> Dado.
Essas pessoas são "invisibilizadas" na sociedade -> Interpretação.
(6) Essa afirmação é incoerente. Os dados no IBGE são baseados na realidade. Não faz sentido construir uma analogia entre o levantamento do instituto e a realidade.
(7) O que te levou a concluir que é a maioria?
(8) Melhore esse fechamento.
(9) A argumentação desse parágrafo deixou a desejar em alguns aspectos. Há deslizes que, individualmente, não seriam tão problemáticos; em conjunto, porém, eles enfraquecem a defesa do seu ponto de vista.
0
Avatar do usuário
Por Mary890
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85230
Felipe082 escreveu:Oi, @Mary890, tudo certo? Vou corrigir o desenvolvimento da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

Diante desse cenário, insta salienar salientar que a disparidade social potencializa o revés. Acerca disso, é oportuno rememorar a concepção de do dramaturgo Ariano Suassuna, segundo a (1) qual aponta que a injustiça secular (1) é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes: dos favorecidos e dos "despossuídos" (2). Nessa lógica, vê–se um contexto análogo à premissa do pensador, uma vez que significativa parcela do tecido social é vetada de interferir através do voto, o destino da nação, por não possuírem impedida de participar do processo de votação por não possuir (3) a documentação adequada para formulação do título eleitoral, em que o que (4), por conseguinte, (5) acarreta graves retrocessos ao público, como por exemplo: como (6) a separação inapropriada dos indivíduos (3) e a ruptura nos dos princípios da democracia. Destarte, enquanto a negligente desproporção (7) se mantiver, (8) vigente a falta de acessibilidade à cidadania continuará afligindo o país. (4)
Outrossim, verifica-se também a exclusão como uma questão associada ao imbróglio. Sob essa ótica, consoante os dados consoante dados do IBGE, (9) milhões de brasileiros são inviabilizados invisibilizados (5) por não apresentarem certidões de nascimento. Desse modo, presencia-se uma conjuntura hodierna semelhante com as às informações apresentadas (6), visto que a maioria (7) dos brasilianos são invisíveis perante o poder público, já que o comprovante de existência dos mesmos (10) permanece ausente; deste modo, tal atitude discrepante, no entanto,. Essa situação (11) priva os indivíduos de adquirirem seus respectivos direitos seus direitos (12), seja por parte das retiras (13) as retiradas mensais de rendas renda ou acessar livrimente (14) as, seja (15) o livre acesso às unidades públicas – postos de saúde e escolas, por exemplo. Dessa forma (16), é inaceitável que a supressão protagonize a manifestação do revés (17) (8). (9)


LINGUAGEM

(1) Há uma falha na estrutura sintática dessa frase.
Vou considerar que "a qual" concorda com "concepção", mas esse pronome relativo também poderia ficar no masculino, concordando com "Ariano Suassuna".
No feminino, há duas possibilidades de reescrita:
"a qual aponta que a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
"segundo a qual a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
No masculino, bastaria substituir "a qual" por "o qual".
(2) Sugiro o uso de aspas para sinalizar que há um neologismo.
https://brasilescola.uol.com.br/portugu ... ogismo.htm
(3) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
A expressão "vetada de interferir" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
A palavra "através", em seu sentido original, faz referência à noção de atravessar algo; ela pode ser substituída por "mediante", "por meio" e "por intermédio".
A vírgula antes de "o destino da nação" está incorreta.
Se "o destino da nação" completa o sentido de "interferir", o correto seria "interferir no sentido da nação", pois quem interfere interfere em algo.
O verbo "possuir" deve permanecer no singular, haja vista que concorda com "parcela".
(4) Cuidado com o uso equivocado de pronomes relativos.
(5) Isole com vírgula a conjunção "por conseguinte".
(6) É redundante utilizar, simultaneamente, os termos "como" e "por exemplo", porque ambos possuem o mesmo sentido.
(7) Evite vocábulos imprecisos.
(8) Isole com vírgulas o trecho "enquanto a negligente desproporção se mantiver".
(9) Isole com vírgulas o trecho "consoante dados do IBGE".
(10) Nunca use "os mesmos" como elemento coesivo de retomada.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... %20cuidado.
(11) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
Nesse caso, o correto é "desse modo", e não "deste modo". Além disso, há uma repetição desse conectivo no parágrafo.
A expressão "atitude discrepante" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
É equivocado utilizar, simultaneamente, os conectivos "dessa forma" e "no entanto", de valor semântico distinto, para articular as orações. O primeiro é conclusivo; o segundo, adversativo. Isso origina uma incoerência.
(12) Da maneira que você escreveu, parece que cada indivíduo tem seus direitos particulares. Na realidade, todos os indivíduos possuem os mesmos direitos.
(13) Confuso.
(14) O correto é "livremente".
(15) Quando se usa a conjunção "seja", é obrigatório que haja uma relação de alternância em que ela apareça mais de uma vez "seja isso, seja aquilo".
(16) O conectivo "dessa forma" é muito semelhante a "desse modo", que já foi utilizado duas vezes no parágrafo. Diversifique o seu repertório de recursos coesivos.
(17) A compreensão foi prejudicada pela escolha do vocabulário. Lembre-se: um alto nível de complexidade não garante, necessariamente, que a ideia pretendida seja transmitida com clareza.


CONTEÚDO

(1) O que é "injustiça secular"?
(2) Não ficou evidente, para mim, a relação entre a desigualdade social e a falta de participação eleitoral. Essa conexão certamente existe, mas é preciso que ela seja fortalecida na sua argumentação.
(3) O que é a "separação inapropriada dos indivíduos"?
(4) Note que, embora a sua tese não indique isso, o argumento desse parágrafo é, fundamentalmente, sobre uma espécie de exclusão social, tópico que deveria ser abordado apenas no segundo parágrafo de desenvolvimento. Há, portanto, uma falha no projeto de texto.
(5) Cuidado para não misturar o dado com a interpretação.
Milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento -> Dado.
Essas pessoas são "invisibilizadas" na sociedade -> Interpretação.
(6) Essa afirmação é incoerente. Os dados no IBGE são baseados na realidade. Não faz sentido construir uma analogia entre o levantamento do instituto e a realidade.
(7) O que te levou a concluir que é a maioria?
(8) Melhore esse fechamento.
(9) A argumentação desse parágrafo deixou a desejar em alguns aspectos. Há deslizes que, individualmente, não seriam tão problemáticos; em conjunto, porém, eles enfraquecem a defesa do seu ponto de vista.
Obrigado pela correção, ela é bem detalhada, pois só assim sei o que errei e tentarei melhorar nesses aspectos.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85232
Oi, @Mary890, tudo certo? Vou corrigir a conclusão da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

Portanto, mitigar os assuntos problemas (1) relacionados ao acesso à cidadania é imprescindível. Sendo assim, cabe as às (2) mídias - enquanto responsável responsáveis (3) pela rápida propagação de informações-, por meio da aliança de uma parceria com o governo, criar campanhas para direcionar instruir o público sobre os locais acessíveis e gratuitos para realização da documentação , cujo intuito é amenizar a desigualdade e também o esquecimento através dessas medidas (4) (1). Feito isso, poder-se-á será possível evidenciar a realidade na da obra "Cidadãos de Papel" também fora do livro (2).


LINGUAGEM

(1) A expressão "mitigar os assuntos" não é coerente. A palavra "assunto" tem um sentido neutro; ela pode ser substituída por "problema" quando se faz referência a uma implicação negativa que deve ser mitigada.
(2) Cuidado com desvios de crase.
entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
(3) O termo "responsáveis" concorda com "mídias", no plural.
(4) Retire esse trecho. A expressão "cujo intuito" já transmite a ideia de que, a partir dessas medidas, os efeitos citados serão obtidos.


CONTEÚDO

(1) Proposta completa, parabéns!
(2) Boa retomada de repertório.


NOTAS

C1 - 80. Há muitos desvios de gramática e de escolha lexical.
exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 160. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto.
projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 - 120. Há algumas inadequações.
C5 - 200. Parabéns!
Total - 760
Boa nota! Conte comigo para te ajudar a atingir todo o seu potencial!


SUA AJUDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

Já pensou em doar para o projeto? Se puder, clique aqui: donation/index.html

Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85233
Mary890 escreveu:
Felipe082 escreveu:Oi, @Mary890, tudo certo? Vou corrigir o desenvolvimento da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

Diante desse cenário, insta salienar salientar que a disparidade social potencializa o revés. Acerca disso, é oportuno rememorar a concepção de do dramaturgo Ariano Suassuna, segundo a (1) qual aponta que a injustiça secular (1) é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes: dos favorecidos e dos "despossuídos" (2). Nessa lógica, vê–se um contexto análogo à premissa do pensador, uma vez que significativa parcela do tecido social é vetada de interferir através do voto, o destino da nação, por não possuírem impedida de participar do processo de votação por não possuir (3) a documentação adequada para formulação do título eleitoral, em que o que (4), por conseguinte, (5) acarreta graves retrocessos ao público, como por exemplo: como (6) a separação inapropriada dos indivíduos (3) e a ruptura nos dos princípios da democracia. Destarte, enquanto a negligente desproporção (7) se mantiver, (8) vigente a falta de acessibilidade à cidadania continuará afligindo o país. (4)
Outrossim, verifica-se também a exclusão como uma questão associada ao imbróglio. Sob essa ótica, consoante os dados consoante dados do IBGE, (9) milhões de brasileiros são inviabilizados invisibilizados (5) por não apresentarem certidões de nascimento. Desse modo, presencia-se uma conjuntura hodierna semelhante com as às informações apresentadas (6), visto que a maioria (7) dos brasilianos são invisíveis perante o poder público, já que o comprovante de existência dos mesmos (10) permanece ausente; deste modo, tal atitude discrepante, no entanto,. Essa situação (11) priva os indivíduos de adquirirem seus respectivos direitos seus direitos (12), seja por parte das retiras (13) as retiradas mensais de rendas renda ou acessar livrimente (14) as, seja (15) o livre acesso às unidades públicas – postos de saúde e escolas, por exemplo. Dessa forma (16), é inaceitável que a supressão protagonize a manifestação do revés (17) (8). (9)


LINGUAGEM

(1) Há uma falha na estrutura sintática dessa frase.
Vou considerar que "a qual" concorda com "concepção", mas esse pronome relativo também poderia ficar no masculino, concordando com "Ariano Suassuna".
No feminino, há duas possibilidades de reescrita:
"a qual aponta que a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
"segundo a qual a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
No masculino, bastaria substituir "a qual" por "o qual".
(2) Sugiro o uso de aspas para sinalizar que há um neologismo.
https://brasilescola.uol.com.br/portugu ... ogismo.htm
(3) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
A expressão "vetada de interferir" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
A palavra "através", em seu sentido original, faz referência à noção de atravessar algo; ela pode ser substituída por "mediante", "por meio" e "por intermédio".
A vírgula antes de "o destino da nação" está incorreta.
Se "o destino da nação" completa o sentido de "interferir", o correto seria "interferir no sentido da nação", pois quem interfere interfere em algo.
O verbo "possuir" deve permanecer no singular, haja vista que concorda com "parcela".
(4) Cuidado com o uso equivocado de pronomes relativos.
(5) Isole com vírgula a conjunção "por conseguinte".
(6) É redundante utilizar, simultaneamente, os termos "como" e "por exemplo", porque ambos possuem o mesmo sentido.
(7) Evite vocábulos imprecisos.
(8) Isole com vírgulas o trecho "enquanto a negligente desproporção se mantiver".
(9) Isole com vírgulas o trecho "consoante dados do IBGE".
(10) Nunca use "os mesmos" como elemento coesivo de retomada.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... %20cuidado.
(11) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
Nesse caso, o correto é "desse modo", e não "deste modo". Além disso, há uma repetição desse conectivo no parágrafo.
A expressão "atitude discrepante" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
É equivocado utilizar, simultaneamente, os conectivos "dessa forma" e "no entanto", de valor semântico distinto, para articular as orações. O primeiro é conclusivo; o segundo, adversativo. Isso origina uma incoerência.
(12) Da maneira que você escreveu, parece que cada indivíduo tem seus direitos particulares. Na realidade, todos os indivíduos possuem os mesmos direitos.
(13) Confuso.
(14) O correto é "livremente".
(15) Quando se usa a conjunção "seja", é obrigatório que haja uma relação de alternância em que ela apareça mais de uma vez "seja isso, seja aquilo".
(16) O conectivo "dessa forma" é muito semelhante a "desse modo", que já foi utilizado duas vezes no parágrafo. Diversifique o seu repertório de recursos coesivos.
(17) A compreensão foi prejudicada pela escolha do vocabulário. Lembre-se: um alto nível de complexidade não garante, necessariamente, que a ideia pretendida seja transmitida com clareza.


CONTEÚDO

(1) O que é "injustiça secular"?
(2) Não ficou evidente, para mim, a relação entre a desigualdade social e a falta de participação eleitoral. Essa conexão certamente existe, mas é preciso que ela seja fortalecida na sua argumentação.
(3) O que é a "separação inapropriada dos indivíduos"?
(4) Note que, embora a sua tese não indique isso, o argumento desse parágrafo é, fundamentalmente, sobre uma espécie de exclusão social, tópico que deveria ser abordado apenas no segundo parágrafo de desenvolvimento. Há, portanto, uma falha no projeto de texto.
(5) Cuidado para não misturar o dado com a interpretação.
Milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento -> Dado.
Essas pessoas são "invisibilizadas" na sociedade -> Interpretação.
(6) Essa afirmação é incoerente. Os dados no IBGE são baseados na realidade. Não faz sentido construir uma analogia entre o levantamento do instituto e a realidade.
(7) O que te levou a concluir que é a maioria?
(8) Melhore esse fechamento.
(9) A argumentação desse parágrafo deixou a desejar em alguns aspectos. Há deslizes que, individualmente, não seriam tão problemáticos; em conjunto, porém, eles enfraquecem a defesa do seu ponto de vista.
Obrigado pela correção, ela é bem detalhada, pois só assim sei o que errei e tentarei melhorar nesses aspectos.
Imagina! Que bom que a minha análise foi útil! :D
0
Avatar do usuário
Por Mary890
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85234
Felipe082 escreveu:
Mary890 escreveu:
Felipe082 escreveu:Oi, @Mary890, tudo certo? Vou corrigir o desenvolvimento da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

Diante desse cenário, insta salienar salientar que a disparidade social potencializa o revés. Acerca disso, é oportuno rememorar a concepção de do dramaturgo Ariano Suassuna, segundo a (1) qual aponta que a injustiça secular (1) é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes: dos favorecidos e dos "despossuídos" (2). Nessa lógica, vê–se um contexto análogo à premissa do pensador, uma vez que significativa parcela do tecido social é vetada de interferir através do voto, o destino da nação, por não possuírem impedida de participar do processo de votação por não possuir (3) a documentação adequada para formulação do título eleitoral, em que o que (4), por conseguinte, (5) acarreta graves retrocessos ao público, como por exemplo: como (6) a separação inapropriada dos indivíduos (3) e a ruptura nos dos princípios da democracia. Destarte, enquanto a negligente desproporção (7) se mantiver, (8) vigente a falta de acessibilidade à cidadania continuará afligindo o país. (4)
Outrossim, verifica-se também a exclusão como uma questão associada ao imbróglio. Sob essa ótica, consoante os dados consoante dados do IBGE, (9) milhões de brasileiros são inviabilizados invisibilizados (5) por não apresentarem certidões de nascimento. Desse modo, presencia-se uma conjuntura hodierna semelhante com as às informações apresentadas (6), visto que a maioria (7) dos brasilianos são invisíveis perante o poder público, já que o comprovante de existência dos mesmos (10) permanece ausente; deste modo, tal atitude discrepante, no entanto,. Essa situação (11) priva os indivíduos de adquirirem seus respectivos direitos seus direitos (12), seja por parte das retiras (13) as retiradas mensais de rendas renda ou acessar livrimente (14) as, seja (15) o livre acesso às unidades públicas – postos de saúde e escolas, por exemplo. Dessa forma (16), é inaceitável que a supressão protagonize a manifestação do revés (17) (8). (9)


LINGUAGEM

(1) Há uma falha na estrutura sintática dessa frase.
Vou considerar que "a qual" concorda com "concepção", mas esse pronome relativo também poderia ficar no masculino, concordando com "Ariano Suassuna".
No feminino, há duas possibilidades de reescrita:
"a qual aponta que a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
"segundo a qual a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
No masculino, bastaria substituir "a qual" por "o qual".
(2) Sugiro o uso de aspas para sinalizar que há um neologismo.
https://brasilescola.uol.com.br/portugu ... ogismo.htm
(3) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
A expressão "vetada de interferir" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
A palavra "através", em seu sentido original, faz referência à noção de atravessar algo; ela pode ser substituída por "mediante", "por meio" e "por intermédio".
A vírgula antes de "o destino da nação" está incorreta.
Se "o destino da nação" completa o sentido de "interferir", o correto seria "interferir no sentido da nação", pois quem interfere interfere em algo.
O verbo "possuir" deve permanecer no singular, haja vista que concorda com "parcela".
(4) Cuidado com o uso equivocado de pronomes relativos.
(5) Isole com vírgula a conjunção "por conseguinte".
(6) É redundante utilizar, simultaneamente, os termos "como" e "por exemplo", porque ambos possuem o mesmo sentido.
(7) Evite vocábulos imprecisos.
(8) Isole com vírgulas o trecho "enquanto a negligente desproporção se mantiver".
(9) Isole com vírgulas o trecho "consoante dados do IBGE".
(10) Nunca use "os mesmos" como elemento coesivo de retomada.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... %20cuidado.
(11) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
Nesse caso, o correto é "desse modo", e não "deste modo". Além disso, há uma repetição desse conectivo no parágrafo.
A expressão "atitude discrepante" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
É equivocado utilizar, simultaneamente, os conectivos "dessa forma" e "no entanto", de valor semântico distinto, para articular as orações. O primeiro é conclusivo; o segundo, adversativo. Isso origina uma incoerência.
(12) Da maneira que você escreveu, parece que cada indivíduo tem seus direitos particulares. Na realidade, todos os indivíduos possuem os mesmos direitos.
(13) Confuso.
(14) O correto é "livremente".
(15) Quando se usa a conjunção "seja", é obrigatório que haja uma relação de alternância em que ela apareça mais de uma vez "seja isso, seja aquilo".
(16) O conectivo "dessa forma" é muito semelhante a "desse modo", que já foi utilizado duas vezes no parágrafo. Diversifique o seu repertório de recursos coesivos.
(17) A compreensão foi prejudicada pela escolha do vocabulário. Lembre-se: um alto nível de complexidade não garante, necessariamente, que a ideia pretendida seja transmitida com clareza.


CONTEÚDO

(1) O que é "injustiça secular"?
(2) Não ficou evidente, para mim, a relação entre a desigualdade social e a falta de participação eleitoral. Essa conexão certamente existe, mas é preciso que ela seja fortalecida na sua argumentação.
(3) O que é a "separação inapropriada dos indivíduos"?
(4) Note que, embora a sua tese não indique isso, o argumento desse parágrafo é, fundamentalmente, sobre uma espécie de exclusão social, tópico que deveria ser abordado apenas no segundo parágrafo de desenvolvimento. Há, portanto, uma falha no projeto de texto.
(5) Cuidado para não misturar o dado com a interpretação.
Milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento -> Dado.
Essas pessoas são "invisibilizadas" na sociedade -> Interpretação.
(6) Essa afirmação é incoerente. Os dados no IBGE são baseados na realidade. Não faz sentido construir uma analogia entre o levantamento do instituto e a realidade.
(7) O que te levou a concluir que é a maioria?
(8) Melhore esse fechamento.
(9) A argumentação desse parágrafo deixou a desejar em alguns aspectos. Há deslizes que, individualmente, não seriam tão problemáticos; em conjunto, porém, eles enfraquecem a defesa do seu ponto de vista.
Obrigado pela correção, ela é bem detalhada, pois só assim sei o que errei e tentarei melhorar nesses aspectos.
Imagina! Que bom que a minha análise foi útil! :D
Foi sensacional.😁
0
Avatar do usuário
Por Mary890
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85236
Felipe082 escreveu:
Mary890 escreveu:
Felipe082 escreveu:Oi, @Mary890, tudo certo? Vou corrigir o desenvolvimento da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

Diante desse cenário, insta salienar salientar que a disparidade social potencializa o revés. Acerca disso, é oportuno rememorar a concepção de do dramaturgo Ariano Suassuna, segundo a (1) qual aponta que a injustiça secular (1) é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes: dos favorecidos e dos "despossuídos" (2). Nessa lógica, vê–se um contexto análogo à premissa do pensador, uma vez que significativa parcela do tecido social é vetada de interferir através do voto, o destino da nação, por não possuírem impedida de participar do processo de votação por não possuir (3) a documentação adequada para formulação do título eleitoral, em que o que (4), por conseguinte, (5) acarreta graves retrocessos ao público, como por exemplo: como (6) a separação inapropriada dos indivíduos (3) e a ruptura nos dos princípios da democracia. Destarte, enquanto a negligente desproporção (7) se mantiver, (8) vigente a falta de acessibilidade à cidadania continuará afligindo o país. (4)
Outrossim, verifica-se também a exclusão como uma questão associada ao imbróglio. Sob essa ótica, consoante os dados consoante dados do IBGE, (9) milhões de brasileiros são inviabilizados invisibilizados (5) por não apresentarem certidões de nascimento. Desse modo, presencia-se uma conjuntura hodierna semelhante com as às informações apresentadas (6), visto que a maioria (7) dos brasilianos são invisíveis perante o poder público, já que o comprovante de existência dos mesmos (10) permanece ausente; deste modo, tal atitude discrepante, no entanto,. Essa situação (11) priva os indivíduos de adquirirem seus respectivos direitos seus direitos (12), seja por parte das retiras (13) as retiradas mensais de rendas renda ou acessar livrimente (14) as, seja (15) o livre acesso às unidades públicas – postos de saúde e escolas, por exemplo. Dessa forma (16), é inaceitável que a supressão protagonize a manifestação do revés (17) (8). (9)


LINGUAGEM

(1) Há uma falha na estrutura sintática dessa frase.
Vou considerar que "a qual" concorda com "concepção", mas esse pronome relativo também poderia ficar no masculino, concordando com "Ariano Suassuna".
No feminino, há duas possibilidades de reescrita:
"a qual aponta que a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
"segundo a qual a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes".
No masculino, bastaria substituir "a qual" por "o qual".
(2) Sugiro o uso de aspas para sinalizar que há um neologismo.
https://brasilescola.uol.com.br/portugu ... ogismo.htm
(3) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
A expressão "vetada de interferir" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
A palavra "através", em seu sentido original, faz referência à noção de atravessar algo; ela pode ser substituída por "mediante", "por meio" e "por intermédio".
A vírgula antes de "o destino da nação" está incorreta.
Se "o destino da nação" completa o sentido de "interferir", o correto seria "interferir no sentido da nação", pois quem interfere interfere em algo.
O verbo "possuir" deve permanecer no singular, haja vista que concorda com "parcela".
(4) Cuidado com o uso equivocado de pronomes relativos.
(5) Isole com vírgula a conjunção "por conseguinte".
(6) É redundante utilizar, simultaneamente, os termos "como" e "por exemplo", porque ambos possuem o mesmo sentido.
(7) Evite vocábulos imprecisos.
(8) Isole com vírgulas o trecho "enquanto a negligente desproporção se mantiver".
(9) Isole com vírgulas o trecho "consoante dados do IBGE".
(10) Nunca use "os mesmos" como elemento coesivo de retomada.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... %20cuidado.
(11) Há, nesse trecho, diversos problemas linguísticos.
Nesse caso, o correto é "desse modo", e não "deste modo". Além disso, há uma repetição desse conectivo no parágrafo.
A expressão "atitude discrepante" não expressa adequadamente a ideia pretendida.
É equivocado utilizar, simultaneamente, os conectivos "dessa forma" e "no entanto", de valor semântico distinto, para articular as orações. O primeiro é conclusivo; o segundo, adversativo. Isso origina uma incoerência.
(12) Da maneira que você escreveu, parece que cada indivíduo tem seus direitos particulares. Na realidade, todos os indivíduos possuem os mesmos direitos.
(13) Confuso.
(14) O correto é "livremente".
(15) Quando se usa a conjunção "seja", é obrigatório que haja uma relação de alternância em que ela apareça mais de uma vez "seja isso, seja aquilo".
(16) O conectivo "dessa forma" é muito semelhante a "desse modo", que já foi utilizado duas vezes no parágrafo. Diversifique o seu repertório de recursos coesivos.
(17) A compreensão foi prejudicada pela escolha do vocabulário. Lembre-se: um alto nível de complexidade não garante, necessariamente, que a ideia pretendida seja transmitida com clareza.


CONTEÚDO

(1) O que é "injustiça secular"?
(2) Não ficou evidente, para mim, a relação entre a desigualdade social e a falta de participação eleitoral. Essa conexão certamente existe, mas é preciso que ela seja fortalecida na sua argumentação.
(3) O que é a "separação inapropriada dos indivíduos"?
(4) Note que, embora a sua tese não indique isso, o argumento desse parágrafo é, fundamentalmente, sobre uma espécie de exclusão social, tópico que deveria ser abordado apenas no segundo parágrafo de desenvolvimento. Há, portanto, uma falha no projeto de texto.
(5) Cuidado para não misturar o dado com a interpretação.
Milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento -> Dado.
Essas pessoas são "invisibilizadas" na sociedade -> Interpretação.
(6) Essa afirmação é incoerente. Os dados no IBGE são baseados na realidade. Não faz sentido construir uma analogia entre o levantamento do instituto e a realidade.
(7) O que te levou a concluir que é a maioria?
(8) Melhore esse fechamento.
(9) A argumentação desse parágrafo deixou a desejar em alguns aspectos. Há deslizes que, individualmente, não seriam tão problemáticos; em conjunto, porém, eles enfraquecem a defesa do seu ponto de vista.
Obrigado pela correção, ela é bem detalhada, pois só assim sei o que errei e tentarei melhorar nesses aspectos.
Imagina! Que bom que a minha análise foi útil! :D
Você poderia orientar quais os assuntos que devo estudar para melhorar na competência 1? Por favor!
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85237
Mary890 escreveu:
Felipe082 escreveu:
Mary890 escreveu: Obrigado pela correção, ela é bem detalhada, pois só assim sei o que errei e tentarei melhorar nesses aspectos.
Imagina! Que bom que a minha análise foi útil! :D
Você poderia orientar quais os assuntos que devo estudar para melhorar na competência 1? Por favor!
Três conselhos:
1) Quando você estiver em dúvida em relação ao significado de uma palavra, pense em um sinônimo.
2) Estude o uso da vírgula. No âmbito gramatical, os desvios dessa natureza foram os mais frequentes na sua redação.
virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html
3) Faça estes exercícios diagnósticos para descobrir suas dificuldades.
exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
0
Avatar do usuário
Por Mary890
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85239
Felipe082 escreveu:
Mary890 escreveu:
Felipe082 escreveu: Imagina! Que bom que a minha análise foi útil! :D
Você poderia orientar quais os assuntos que devo estudar para melhorar na competência 1? Por favor!
Três conselhos:
1) Quando você estiver em dúvida em relação ao significado de uma palavra, pense em um sinônimo.
2) Estude o uso da vírgula. No âmbito gramatical, os desvios dessa natureza foram os mais frequentes na sua redação.
virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html
3) Faça estes exercícios diagnósticos para descobrir suas dificuldades.
exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
Obrigado pelas dicas.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
257 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
60 Exibições
por meborges
0 Respostas 
83 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
218 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
136 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
199 Exibições
por mundodesoph

Conforme o artigo 3º, inciso IV, da Constitui[…]

Observa-se que, o aumento da evasão escolar[…]

Os bancos na era digital

Os bancos digitais chegaram no Brasil no ano de 20[…]

Segundo a premissa do artigo 6° do Ordenamento[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM