• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#82656
A c a Constituição de 1998, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (5°), que todo cidadão brasileiro é igual perante a lei, conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado, com ênfase, na prática, quando se observa a falta de acesso à cidadania no Brasil dificultando deste modo, universalização desse direito social tão importante.
A princípio é importante notar que a inteligência do Estado potencializa a invisibilidade das pessoas quando não se tem o registro civil, esse contexto sobre as esferas de poder exemplifique a teoria das instituições zumbis, do sociólogo Bauman que a gente escreve como presentes da sociedade, todavia, sem exercer seu papel social com eficácia. No Brasil são milhares de pessoas sem o registro Nascimento e isso não se dar por questões financeiras, pois, a Lei Nº 9534 de 1997 tornou 100% gratuito o registro de nascimento no Brasil na atualidade a falta de tal documento em alguns casos se dá pela falta da figura paterna pois no Brasil só se registra uma criança com pai se não tenho registro é impossível ter acesso à cidadania.
Portanto, cabe ao governo parar de existir tanto para se ter um registro, e criar eventos palestras e movimentos mostrando como importante está incluso cidadania com a finalidade de despertar o interesse das pessoas de ter esse documento tão importante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#82683
Raianne01 escreveu:A c a Constituição de 1998, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (5°), que todo cidadão brasileiro é igual perante a lei, conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado, com ênfase, na prática, quando se observa a falta de acesso à cidadania no Brasil dificultando deste modo, universalização desse direito social tão importante.

Sua introdução está bem boa, ademais, você foi direto ao ponto sem enrolação.

A princípio é importante notar que a negligência do Estado potencializa a invisibilidade das pessoas quando não se tem o registro civil, esse contexto sobre as esferas de poder exemplifique a teoria das instituições zumbis, do sociólogo Bauman que a gente escreve como presentes da sociedade, todavia, sem exercer seu papel social com eficácia. No Brasil são milhares de pessoas sem o registro Nascimento (Aqui você deveria ter especificado o órgão que realizou essa pesquisa) e isso não se dar por questões financeiras, pois, a Lei Nº 9534 de 1997 tornou 100% gratuito o registro de nascimento no Brasil na atualidade a falta de tal documento em alguns casos se dá pela falta da figura paterna pois no Brasil só se registra uma criança com pai se não tenho registro é impossível ter acesso à cidadania.

Percebi que você não estruturou bem seu desenvolvimento 1, ou seja, não estou conseguindo encontrar o desenvolvimento 2, é como se tivesse todos juntos.

Portanto, cabe ao governo parar de existir tanto para se ter um registro, e criar eventos palestras e movimentos mostrando como importante está incluso cidadania com a finalidade de despertar o interesse das pessoas de ter esse documento tão importante.
Sua conclusão também está vaga, ou seja, na conclusão você deve trazer soluções para combater o problema, e especificar o agente que irá solucionar esse quadro.

Enfim, sua redação não está ruim, você só tem melhorar em alguns aspectos, fora isso, tenho certeza que você tem capacidade para melhorar mais e mais. Parabéns pela sua atitude, quero suas futuras redações, certamente você irá aprender muito. 😁

Segundo a Declaração Universal dos D[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM