Para começar, é essencial discutir a cerca da importância de possuir a certidão de nascimento, uma vez que ela proporciona a sensação de pertencimento. Isso porque, somente com o registro civil o cidadão poderá realizar a retirada de outros documentos, como a carteira de identidade, título de eleitor e carteira de trabalho, bem como, ter acesso aos seus direitos fundamentais, como saúde, educação e programas sociais oferecidos pelo Estado. Logo, é perceptível que a certidão de nascimento torna-se indispensável para o pleno exercício da cidadania, visto que o indivíduo é legitimamente inserido na sociedade. Sob essa ótica, o livro "Invisíveis", da jornalista Fernanda da Escóssia, narra a história de pessoas marginalizadas por não possuirem registro civil.
Ademais, é válido destacar a remoticidade de algumas comunidades em relação aos centros urbanos, fator que conta como principal entrave à obtenção do registro civil no Brasil, especialmente, na região norte. De acordo com os dados do IBGE, 9,4% de crianças nortistas não receberam a certidão de nascimento em seu primeiro ano de vida, muito superior às demais regiões, que variam entre 0,28% e 2,5%. Isso ocorre, pois essa é a parte que, provavelmente, possui mais localidades afastadas das cidades, onde é preciso percorrer grandes distâncias a barco - devido à geografia dessa região - para se ter acesso aos serviços mais básicos. Consequentemente, inúmeras pessoas não recebem o registro civil por conta da dificuldade de chegar até o cartório.
Portanto, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania facilitar o processo de obtenção do documento em pauta. Isso irá acontecer através da instalação de cartórios em cidades interioranas e com um serviço móvel de registro, a fim de tentar atingir as regiões mais remotas e de baixa demanda. Por fim, os veículos midiáticos de ampla abrangência devem divulgar as campanhas de emissão da certidão de nascimento por meio de propagandas e reportagens, a fim de coscientizar a população a respeito da importância de possuí-la.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.