Diante desse cenário, a falta de reconhecimento sobre a questão do trabalho de cuidado é um problema a ser enfrentado. Sob essa perspectiva, a escritora Djamila Ribeiro defende que, para atuar em um problema, é preciso reconhecer que ele existe. No entanto, é importante destacar que, infelizmente, existe um desconhecimento sobre a relevância do trabalho de cuidado das mulheres-cuidando do ambiente familiar-, muitas vezes esse tipo de tarefa é vista como obrigação dessas cidadãs, o que faz com que elas sejam invisibilizadas no direito do serviço exercido, o que é inaceitável e configura-se como a exclusão socioeconômica desse grupo, pois todo trabalho deve ser reconhecido e valorizado.
Além disso, a desigualdade social é um entrave para a igualdade e dignidade das mulheres no que diz respeito à realidade. Sob essa ótica, a ideia sociológica de Jessé Souza é que a população brasileira é dividida em sub cidadãos, visto que uma ampla parcela da população não usufrui plenamente de seus direitos. Analogamente, as disparidades sociais faz com que muitas mulheres e meninas não se beneficiem dos direitos previstos constitucionalmente- a valorização das atividades exercidas na sociedade-, e com isso não tenham direitos usufruídos, uma vez que com a desigualdade, esse público tem de depender financeiramente de seus companheiros, mas infelizmente eles não contribuem de forma justa e remunerada o amor, cuidado e esforço dessas cidadãs.
Portanto, o Governo Federal- responsável por garantir o bem-estar da sociedade- deve, promover para a sociedade por meio de parcerias com as mídias campanhas que visem a valorização dessas cuidadoras por todos os indivíduos. Outrossim, o mesmo agente deve incentivar a remuneração proporcionado a essas mulheres benefícios para que sejam valorizadas. Espera-se, com isso, que a realidade vivida por Belonísia seja erradicada da sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada