Avatar do usuário
Por jugf06
Quantidade de postagens
#126131
Na série de televisão "Todo Mundo Odeia o Cris", a personagem Rochele representa a figura da mãe na família protagonista, a qual além de exercer o trabalho doméstico e ter o devido cuidado com seus filhos, vive uma constante mudança de emprego. Fora das telas, existem inúmeras mulheres que enfrentam o mesmo desafio. Com isso, entre os desafios encontra-se a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher na sociedade brasileira, que decorre tanto da lenta mudança de mentalidade da população brasileira, quanto da falta de atenção do Governo direcionada a essa problemática.
Em primeiro plano, conforme o sociólogo Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, o indivíduo que cresce em um ambiente opressor tem a tendência de adotar o mesmo comportamento. Tendo em vista que a falta de valorização do trabalho de cuidado é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, a lenta mudança de mentalidade da população corrobora para o aumento dessa problemática, uma vez que, há o pensamento estigmatizado de que somente as mulheres podem cumprir com essa função.
Em segundo plano, a falta de atenção que o Governo exerce sob o trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil pode ser comparado a frase da filósofa francesa Simone de Beauvoir, "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles", visto que, mesmo com as diversas transformações que a sociedade brasileira já passou a invisibilidade do trabalho de cuidado ainda se perpetua sem nenhuma iniciativa de intervenção vinda do Estado. Desse modo, o problema continuará presente na sociedade brasileira.
Portanto, o Estado, responsável por garantir direitos e o bem-estar para a população, deve desenvolver um auxílio monetário voltado para mulheres que passam por essa dificuldade. A fim de oferecer suporte para aquelas com mais necessidade. Ademais, o Ministério da Educação, que exerce a função de garantir educação para os indivíduos, deve promover a conscientização sobre a valorização da mulher e do trabalho de cuidado, através de palestras e desenvolver políticas públicas voltadas para o mesmo meio.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
29 Exibições
por Amably2Sousa
0 Respostas 
55 Exibições
por Rayanna198
2 Respostas 
575 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
169 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
150 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
92 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
73 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
78 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
66 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
80 Exibições
por Euu4

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

o cotidiano do povo brasileiro, tem-se notado car&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM