• Avatar do usuário
#83114
A constituição de 1988, o documento jurídico mais importante do país, prevê no artigo (6°), que qualquer pessoa nascida no Brasil, tem direito a cidadania brasileira, direitos como: emissão do registro civil, carteira de identidade, SUS, Carteira da pessoa física, entre outros; Infelizmente existe uma deficiência no sistema que interfere as pessoas de obterem acesso a esse direito, problema esse que se agrava ao longo dos anos até os dias atuais.

Ademais, a proporção do problema é enorme, afetando milhões de Brasileiros, havendo idosos, adultos e adolescentes sem registro civil. Segundo o filósofo contratualista Jonh Lock, cita sobre a existência de um "contrato" entre o estado e as pessoas, a situação atual traz uma ideia completamente oposta, considerando o quadro atual do Brasil, temos então uma sensação de "Quebra de contrato", onde percebemos o descaso do estado com o cidadão.

Por essa análise, temos a percepção de que o cidadão que não tem o registro civil, vive uma sensação de "esquecimento social". O direito a cidadania é o que faz o usuário se sentir incluso na sociedade, a falta de acesso à isto, gera uma sensação de impotência e abandono, para quem busca ser reconhecido como cidadão brasileiro.

Portanto, para que esse problema seja resolvido, o estado deve cumprir com seu papel, promover programas mais eficazes, campanhas de incentivo para as pessoas buscarem mais esse direito, facilitar o processo de emissão do registro, tudo isso para que facilite a vida dessas pessoas, assim teremos cidadãos com mais esperança de um Brasil melhor para todos!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM