• Avatar do usuário
#64479
No filme "A guerra dos Rocha", Dina é uma idosa que ao ser rejeitada por sua família fica totalmente desamparada, de modo igual ocorre com muitos idosos na realidade brasileira, sendo um grave problema que urge de medidas resolvíveis para ser solucionado.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA) ,existem 3.548 instituições que abrigam 83.870 pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Isso mostra o quanto a invisibilidade do idoso está presente na esfera social.

O artigo 229 da Constituição Federal diz que é dever dos filhos maiores ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. Na prática,isso precisa melhorar bastante, visto que na terceira idade, vários brasileiros sofrem abandono, violência,abusos e negligência por parte da própria família.

Por esta razão, é necessário desenvolver medidas que alcançem as famílias e a sociedade em geral para que esse cenário possa ser modificado.

É mister que o Governo Estadual, juntamente com instituições de ensino criem projetos,e por meio de palestras,campanhas etc, visando conscientizar principalmente os jovens sobre o tema. Também faz-se necessária a utilização da mídia, que tem papel fundamental na dicerminação da causa através de mecanismos como: redes sociais, aplicativos,sites entre outros, a fim de abordar o máximo de indivíduos possível. Deste modo,a realidade retratada na trama poderá ser extinguida da realidade brasileira, garantindo o bem estar das pessoas idosas na nação brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#65835
No filme "A guerra dos Rocha", Dina é uma idosa que ao ser rejeitada por sua família fica totalmente desamparada. De modo igual ocorre com muitos idosos na realidade brasileira < melhorar problematização: apresentar causas e consequências]. Sendo um grave problema que urge de medidas resolvíveis para ser solucionado.
* Precisa dividir suas ideias em frases: contextualização do tema + problematização com a realidade + sua tese: argumentos que vai desenvolver

[faltou conectivo] [faltou apresentação do argumento] Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA) ,existem 3.548 instituições que abrigam 83.870 pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Isso mostra o quanto a invisibilidade do idoso está presente na esfera social. [faltou argumentação]

[faltou conectivo] [faltou apresentação do argumento] O artigo 229 da Constituição Federal diz que é dever dos filhos maiores ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. Na prática, isso precisa melhorar bastante, visto que na terceira idade, vários brasileiros sofrem abandono, violência, abusos e negligência por parte da própria família. Por esta razão, é necessário desenvolver medidas que alcancem as famílias e a sociedade em geral para que esse cenário possa ser modificado.
* São quatro parágrafos no total, dois de desenvolvimento

[faltou conectivo e arrematar o tema] É mister que o Governo Federal, juntamente com instituições de ensino criem projetos, e < não se usa vírgula + e = é um ou outro] por meio de palestras, campanhas etc < não use etc, entre outros, exemplifique o que sabe somete], visando conscientizar principalmente os jovens sobre o tema. Também faz-se necessária a utilização da mídia, que tem papel fundamental na disseminação da causa através < evite, use sinônimos] de mecanismos como: redes sociais, aplicativos, sites entre outros, a fim de abordar o máximo de indivíduos possível. Deste modo, a realidade retratada na trama poderá ser extinguida da realidade brasileira, garantindo o bem estar das pessoas idosas na nação brasileira.
* Não foque em conscientização, traga algo mais técnico

hel0oooo , Siiiiim você lembrou kkkkkkkkkkk[…]

Ei , Dante ! legenda: (substituiç&[…]

cassiahso , nossa...MUITO OBRIGADAAA❤❤❤❤❤

tuliofn ooii poderia corrigir pra mim por favor[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM