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Por Nathali
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Vê-se na situação atual muitos veículos de comunicação ressaltando a importância do redobramento dos cuidados higiênicos perante a pandemia do COVID-19 e no papel que os mais jovens têm de resguardar os mais idosos, que estão mais aptos a desenvolverem o agravamento da doença. No entanto, essa preocupação de resguardo à saúde e integridade dos idosos deveria ser um tópico presente há tempos.

Segundo o IBGE, 13% da população brasileira é idosa e por mais que sejam uma grande parcela da população, vivem abandonados e carecem de serviços públicos básicos. O desenvolvimento de doenças psicológicas pelo descaso, seja de familiares ou do próprio Estado, é inevitável se não forem feitas ações sobre.
A superlotação de hospitais, postos de saúde e acidentes nas ruas, causados muitas vezes pela falta de manutenção urbana, são exemplos dos perigos evitáveis a que estão expostos.

É imprescindível que, diante dos acontecimentos citados, o auxílio do Estado seja realidade, oferecendo melhores estruturas e atendimento em hospitais e postos, melhoria em vias públicas para torná-las acessíveis e atendimento psicológico. Também é necessária a participação da família ou dos moradores vizinhos para que não os deixe sem supervisão e de cuidados mínimos que podem ajudar na saúde mental desse idoso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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