Página 1 de 1

INVISIBILIADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

Enviado: 22 Nov 2021 19:13
por vava
No princípio da inércia, proposto por Isaac Newton, corpos em repouso ou em movimento tendem a permanecer em seu estado natural até que uma força seja aplicada sobre eles – excitando-os à mudança. Análogo ao postulado, entende-se, que no cenário brasileiro, a deslegitimação do acesso à cidadania, motivado pela invisibilidade civil e social e a falta de registro documental, segue sem nenhuma intromissão capaz de dissolver tal problemática. Nesse raciocínio, emerge a análise dos fatores contribuintes tais como o abandono familiar e a falta de direcionamentos educacionais.
Precipuamente, é válido abordar sobre os impactos do abandono familiar sobre o acesso à cidadania. Na série 3%, da plataforma Netflix, a personagem Joana, que foi abandonada pelos pais enquanto recém nascida, cresce sem registro civil e a mercê da sonegação do seu papel e dos seus direitos de cidadã. Demostrando que o abandono, motivado por fatores sociodemográficos, contribuem com a inacessibilidade dos direitos básicos à vida, dentre eles o da cidadania, aflorando o silenciamento e a segregação dos abandonados. Dessa forma medidas intervencionistas devem ser elaboradas para a volatilização do problema.
Em paralelo, outro ponto que deve ser mencionado é o elo entre as falhas na garantia do direito à cidadania com a escassez do direcionamentos educacionais. De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”, a falta de instrução educacional absorve do indivíduo a capacidade de entender, que para seu pleno desenvolvimento social e civil, a legitimação dos seus direitos é de suma relevância. Ora se não há essa conscientização educacional sobre a importância da pauta, compreende-se o porquê este panorama permanece estático e inerte.
Urge, portanto, mudanças abruptas porém solidas para reverter esse quadro. Cabe ao Ministério da Cidadania em parceria com as Secretárias de Assistência Sociais, dimensionar, periodicamente, o número de pessoas que permanecem sem nenhum registro documental, além de reafirmar para esses indivíduo e todos de sua esfera sobre a importância da confecção dos primeiros documentos, por meio da elaboração de um censo e pesquisas periódicas, afim de tecer quais principais fatores excludentes que inviabilizam o acesso à cidadania e reinserir, civilmente, este indivíduo às sociedade. Somente assim, a realidade vivida tomara trajetória diferente da hodierna abrindo um leque de visibilidade e igualdade para todos os cidadãos.
Vanderson da Silva.

Re: INVISIBILIADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

Enviado: 22 Nov 2021 21:34
por vava
@Mylike @EmillyySilva @mariamigon @walace @Jotaveh @larissa0205 @anaclaradll @ketlenthai @KarllaViit @Layane
quem puder dar uma olhadinha na milha redação agradeceria muito quem eu nao marquei tambem

Re: INVISIBILIADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

Enviado: 23 Nov 2021 10:08
por samst
uauu, ótima redação, parabéns!
Só não vou tentar corrigir pq não tenho capacidade ksksks

Re: INVISIBILIADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

Enviado: 26 Nov 2021 09:42
por anaclaradll
Redação sensacional, teu repertório é super inteligente, a argumentação foi ótima, conclusão bem completa, tudo em ordem! Notei apenas alguns pequenos desvios que descontaram um pouquinho de nota, isso porque estou sendo bem crítica, já que essa redação passará por corretores exigentes, e gostaria de pontuar já te dando uma ideia do que está por vir.

Espero que você tenha se saído muito bem, e boa sorte no segundo dia. Bora garantir o 1000! Parabéns pela dissertação, você conseguiu fazer milagres com um tema tão difícil e textos motivadores totalmente rasos.

Re: INVISIBILIADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

Enviado: 26 Nov 2021 23:50
por vava
@samst, MUITISSIMO OBRIGADO! SÓ POR VOCE TER TIRADO UM TEMPO PARA DAR UMA OLHADA JÁ É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. OBRIGADO