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#51397
Em 2020, a Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal do nível superior (CAPES), vinculada ao ministério da educação (MEC), manteve o seu esforço para melhorar a qualidade do ensino brasileiro. Um dos principais eixos dessa atuação éa oferta de programas voltados ao desenvolvimento e aprimoramento de professores da educação básica eo ensino superior. O programa Universidade aberta do brasil (UAB) éo principal deles. Há 14 anos são oferecidos a distância (EAD) cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada para professores da educação básica.
Neste ano, 620 novas turmas iniciaram as aulas em 35 instituições, preenchendo 17 mil novas. Hoje existem mais de 121 mil alunos matriculados. Atualmente, participam 132 instituições públicas de ensino superior e 890 polos parceiros espalhados por 792 municípios brasileiros. O PROEB (programa de mestrado profissional para professores da educação básica, ofereceu este ano 2.295 novas vagas em seis programas já existentes.
Atualmente, o PROEB conta com mais 15 mil alunos matriculados nos seus 11 cursos, distribuídos em todas as regiões do País.
Em parceria, com a Secretaria de alfabetização do MEC, a CAPES participa da implantação de dois cursos on-line de capacitação de professores. O primeiro de produção de texto, com aulas em andamento eo outro alfabetização baseada na ciências (ABC) .
Ou seja deve-se investir bastante na formação de professores, pois com este investimento terá a capacidade de formar novos professores e futuro profissionais da área da educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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