Avatar do usuário
Por Leticia0123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78744
Confúcio já relatava que a pessoa que é sábia envergonha-se de seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir. Com esse ensinamento, pode-se relacionar às atitudes que os seres humanos cometem e quais são as consequências que são geradas, cabendo enfim ao indivíduo agir sabiamente ou não. Um problema que está interligado à moral do indivíduo e que ainda persiste na conjuntura brasileira, é sobre a constância da intolerência religiosa, sendo um grave problema fruto, principalmente, de raízes históricas, sociais e políticas e que deve ser combatido.

Primordialmente, deve-se lembrar que no Brasil, em meados de 1500, vieram para cá as tropas de Portugal trazendo consigo agentes civilizantes como padres e jesuítas no intuito de catequizar, por assim dizendo, o povo chamado por eles de 'selvagens'. Portanto, verifica-se que nessa ação, a liberdade religiosa era inexistente na colônia portuguesa, e quem não obedecesse e se negava à ser religioso ou católico, era morto ou escravizado. Não havia respeito algum aos credos indígenas, tão pouco aos dos imigrantes africanos. Conclui-se, então, que a intolerência religiosa começa nesse período histórico, e ainda persistem-se muitos aspectos intolerantes com as diferentes crenças no Brasil, sendo algo que deve ser solucionado para ter-se de fato liberdade religiosa, como intitula na lei.

Ademais, é importante salientar que a visão preconceituosa perpetuada por décadas aumenta os índices de violência, tanto física, verbal ou por degradação de objetos religiosos. É cruel que ainda há a falta de dignidade com outro ser humano, pois a crença tem conceito indivídual, e deveria ser assim na prática. Também, não deveria ter a imposição de qualquer credo, ainda mais no Brasil, que por lei é um estado laico. Além da intolerência religiosa, temos o racismo, visto que as religiões afro-brasileiras são as mais prejudicadas, com cerca de 75 denúncias entre 2011 e 2014. Em seguida tem se a evangélica, depois a espírita, também com muitas denúncias. É factível que ações devem ser feitas para que o problema não exista mais na sociedade brasileira.

Desta maneira. diante do exposto, medidas são necessárias para que, mesmo com as culturas históricas e sociais, o problema seja resolvido. Para que a intolerência religiosa seja extinguida da realidade brasileira, cabe às emissoras de televisão promover anúncios éticos sobre as diferentes crenças, mostrando que o preconceito é fator inegociável quando se trata de religiões, principalmente. Em conjunto, os locais que apresentam grande número de pessoas, como empresas ou até mesmo arenas de futebol , devem gerenciar campanhas de conscientização apresentando em telões falas sobre o tema, e também as medidas punitivas caso haja intolerência religiosa nesses lugares. Somente assim, os problemas gerados pela intolerância religiosa no Brasil serão solucionados, e assim tornaremo-nos indivíduos moralmente mais sábeis por corrigir esses defeitos que ainda persistem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Leticia0123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78745
@Chrystian
Oie, se tiver um tempinho para corrigir minha redação, eu agradeço muito! Aliás, muito obrigada por ter analisado a primeira, sobre os efeitos da implantação da lei seca no Brasil. Suas dicas me ajudaram demais! :D :D :D
0
Avatar do usuário
Por Leticia0123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78746
errei ali o título sem querer, não vi que escrevi errado a palavra Intolerância.
0
Avatar do usuário
Por Leticia0123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78748
desculpe, errei não só o título mas também todas as vezes que escrevi ''intolerência''. kkkkk meu deus
0
Avatar do usuário
Por Leticia0123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78875
@eurodrigo
Oii poderia corrigir minha redação? Agradeceria muito. Preciso o quanto antes porque é para a preparação pro Enem, então falta pouco tempo. Desde já, obrigado.
0
Avatar do usuário
Por Leticia0123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79281
Oi, alguém poderia corrigir minha redação?
Preciso fazer outra jajá, 1 em cada semana. Obrigado desde já para quem se disponibilizar.
0
Avatar do usuário
Por anasilva1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79755
Olá @Leticia0123. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário

7Confúcio já relatava que a pessoa que é sábia envergonha-se de seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir. Com esse ensinamento, 1pode-se relacionar às atitudes que os seres humanos cometem e quais são as consequências que são geradas, cabendo enfim ao indivíduo agir sabiamente ou não. Um problema que está interligado à moral do indivíduo e que ainda persiste na conjuntura brasileira, é sobre a constância da 2intolerência religiosa, sendo um grave 4problema fruto, principalmente, de raízes históricas, sociais e políticas e que deve ser combatido.

➤ Para que seu repertório (citação) seja legitimado, é preciso que você cite a nacionalidade ou ocupação do autor (filósofo/sociólogo)
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


7Primordialmente, deve-se lembrar que no Brasil, em meados de 1500, vieram para cá as tropas de Portugal trazendo consigo agentes civilizantes3 como padres e jesuítas3 no intuito de catequizar, por assim dizendo, o povo chamado por eles de 'selvagens'. 5Portanto, verifica-se que nessa ação, a liberdade religiosa era inexistente na colônia portuguesa, e quem não obedecesse e se negava à ser religioso ou católico, era morto ou escravizado. Não havia respeito algum aos credos indígenas, tão pouco aos dos imigrantes africanos. Conclui-se, então, que a 2intolerência religiosa começa nesse período histórico, e ainda persistem-se muitos aspectos intolerantes com as diferentes crenças no Brasil, sendo algo que deve ser solucionado para ter-se de fato 4liberdade religiosa, como intitula na lei.

➤ Todo parágrafo de desenvolvimento deve apresentar um tópico frasal, que funciona como um pequeno resumo (com uma ou duas linhas) do que será apresentado
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Ademais, é importante salientar que a visão preconceituosa perpetuada por décadas aumenta os índices de violência, tanto física, verbal ou por degradação de objetos religiosos. É cruel que ainda há a falta de dignidade com outro ser humano, pois a crença tem conceito 2indivídual, e deveria ser assim na prática. Também, não deveria ter a imposição de qualquer credo, ainda mais no Brasil, que por lei é um estado laico. Além da 2intolerência religiosa, temos o racismo, visto que as religiões afro-brasileiras são as mais prejudicadas, com 7cerca de 75 denúncias entre 2011 e 2014. Em seguida tem se a evangélica, depois a espírita, também com muitas denúncias. É factível que ações devem ser feitas para que o problema não exista mais na sociedade brasileira.

➤ Todo dado estatístico, para ser legitimado, precisa ter sua fonte apresentada
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura inadequada para redação ENEM


6Desta maneira. diante do exposto, medidas são necessárias para que, mesmo com as culturas históricas e sociais, o problema seja resolvido. Para que a 2 intolerência religiosa seja extinguida da realidade brasileira, cabe às emissoras de televisão promover anúncios éticos sobre as diferentes crenças, mostrando que o preconceito é fator inegociável quando se trata de religiões, principalmente. Em conjunto, os locais que apresentam grande número de pessoas, como empresas ou até mesmo arenas de futebol , devem gerenciar campanhas de conscientização3 apresentando em telões falas sobre o tema, e também as medidas punitivas caso haja 2 4intolerência religiosa nesses lugares. Somente assim, os problemas gerados pela 4intolerância religiosa no Brasil serão solucionados, e assim3 tornaremo-nos indivíduos moralmente mais sábeis por corrigir esses defeitos que ainda persistem.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
0
Avatar do usuário
Por Leticia0123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#79792
@anasilva1, muito obrigada pela disposição de corrigir minha redação. Tua ajuda está sendo fundamental para que eu possa corrigir meus erros e assim acertar na hora da prova valendo. Obrigada mais uma vez!!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
102 Exibições
por Geovanebas
0 Respostas 
101 Exibições
por Geovanebas
3 Respostas 
751 Exibições
por Thalya17
0 Respostas 
54 Exibições
por Caiobraga
1 Respostas 
68 Exibições
por caio452
0 Respostas 
184 Exibições
por marinna
0 Respostas 
179 Exibições
por Vitoria15
0 Respostas 
12 Exibições
por mariazuos
0 Respostas 
116 Exibições
por otaviopbn
0 Respostas 
84 Exibições
por Robson178

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

PROPOSTA:

Uso excessivo de celulares pelos adolescentes &eac[…]

No contexto atual em que se encontra a economia de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM