Primordialmente, deve-se lembrar que no Brasil, em meados de 1500, vieram para cá as tropas de Portugal trazendo consigo agentes civilizantes como padres e jesuítas no intuito de catequizar, por assim dizendo, o povo chamado por eles de 'selvagens'. Portanto, verifica-se que nessa ação, a liberdade religiosa era inexistente na colônia portuguesa, e quem não obedecesse e se negava à ser religioso ou católico, era morto ou escravizado. Não havia respeito algum aos credos indígenas, tão pouco aos dos imigrantes africanos. Conclui-se, então, que a intolerência religiosa começa nesse período histórico, e ainda persistem-se muitos aspectos intolerantes com as diferentes crenças no Brasil, sendo algo que deve ser solucionado para ter-se de fato liberdade religiosa, como intitula na lei.
Ademais, é importante salientar que a visão preconceituosa perpetuada por décadas aumenta os índices de violência, tanto física, verbal ou por degradação de objetos religiosos. É cruel que ainda há a falta de dignidade com outro ser humano, pois a crença tem conceito indivídual, e deveria ser assim na prática. Também, não deveria ter a imposição de qualquer credo, ainda mais no Brasil, que por lei é um estado laico. Além da intolerência religiosa, temos o racismo, visto que as religiões afro-brasileiras são as mais prejudicadas, com cerca de 75 denúncias entre 2011 e 2014. Em seguida tem se a evangélica, depois a espírita, também com muitas denúncias. É factível que ações devem ser feitas para que o problema não exista mais na sociedade brasileira.
Desta maneira. diante do exposto, medidas são necessárias para que, mesmo com as culturas históricas e sociais, o problema seja resolvido. Para que a intolerência religiosa seja extinguida da realidade brasileira, cabe às emissoras de televisão promover anúncios éticos sobre as diferentes crenças, mostrando que o preconceito é fator inegociável quando se trata de religiões, principalmente. Em conjunto, os locais que apresentam grande número de pessoas, como empresas ou até mesmo arenas de futebol , devem gerenciar campanhas de conscientização apresentando em telões falas sobre o tema, e também as medidas punitivas caso haja intolerência religiosa nesses lugares. Somente assim, os problemas gerados pela intolerância religiosa no Brasil serão solucionados, e assim tornaremo-nos indivíduos moralmente mais sábeis por corrigir esses defeitos que ainda persistem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.