Sob esse viés, cabe ressaltar que o preconceito fomenta a permanência do entrave na sociedade brasileira. Segundo o conceito de "Dignidade Humana", do filósofo Immanuel Kant, é dever do ser humano, enquanto ser racional, tratar os demais com respeito sejam eles quem forem, porém, percebe-se que a prática de intolerância religiosa ocorre desde o período de colonização, onde os portugueses obrigam os indígenas a se converterem ao catolicismo, oque dificulta prática do pensamento de Kant.
Além disso, a carência de conhecimento apresenta-se como outro desafio da problemática. De acordo com Barack Obama, todos somos iguais e temos direito a perseguir nossa própria versão da realidade. Tal conceito abordado é materializado no Brasil, haja vista que hodiernamente, a religião umbandista sofre diversas perseguições, sendo considerada diabólica em práticas cristãs. Logo, tudo isso retarda o combate a intolerância religiosa, já que a perseguição contra religiões consideradas erradas contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, é necessária a solução eficaz em prol da diminuição da problemática. Assim, cabe aos cidadãos, por meio das mídias promover campanhas e debates que combatem à problemática. Ademais, é dever do Ministério da Justiça promover ações judiciais contra a prática de intolerância religiosa. Outrossim, a escola tem papel fundamental para pregar o preconceito religioso, ensinando a importância de se respeitar todas as crenças, dessa forma, poder-se a concretizar a "Utopia" de Thomas More na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada