A liberdade de expressar garente ao indivíduo, de crítica determimado dogmas e pensamentos contudo esse direito acaba apartir do momento que excede o limite interfirindo na liberdade e direitos dos outros.Comportamentos violentos e tratamentos diferenciados por conta da crença é crime, assegurado pela lei Art.208, com detenção de um mês a um anos, contudo a realidade brasileira, mostra a insuficiência dessa lei expressa em seu números onde afro-brasileiros e evangélicos são os mais afetados contando respectivamente 75 e 58 das denúncias vítimas de discriminação.
Os conflitos religiosos não são assunto novo na humanidade, um dos primeiro filósofos à escrever sobre liberdade religiosa foi Locke no século XVII, onde diferenciava o estado de relogião, o indivíduo pode exercer sua vida religiosa contudo caso sua creça interferisse de forma negativa outra pessoas, deveria enfrentar a lei. Dizia também"cada homem pode ter a religião que desde que não seja ateu", um pensamento revolucionário para inglaterra do século XVII, que mesmo assim continha intolerância, mas que evitou guerras religiosas, todavia é inaceitável que esse repúdio com determinadas cranças prevaleçam no contexto atual.
Urge que, a secretária da educação, trabalhe desde o ensino básico relação de tolerância,por meio de palestras e campanhas de implementação de um ensino religioso que torne claro os direitos da liberdade de crença, é importante afirmar para todos fiéis seja qual for a religião, que eles tem proteção da lei, exclusão e violência é crime e deve ser denúnciado. Para proporcionar de maneira mais efetiva possivel essas medida é necessario um estado laico livre da influência de qualquer corrente religiosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada