Humanos de 1948 defende a manutenção do respeito entre povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário no que diz respeito a questão religiosa. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema que pode estar atrelado as influências históricas e a falta de conhecimento da população.
Em primeiro plano, é preciso atentar-se para a questão da herança histórica brasileira. De acordo com o pensamento de Clade Levi-Strauss, só é possível interpretar de forma adequada as ações coletivas por meio do entendimento de eventos históricos. Nesse sentido, percebe-se que a intolerância religiosa pode ter como causa questões relacionadas ao multiculturalismo do povo brasileiro, uma vez que a população brasileira tem indivíduos de diversas origens e essa composição abre espaço para certos preconceitos que podem gerar como consequência à violência.
Paralelo a isso vale ressaltar também a questão das lacunas de conhecimento de parte da população a respeito das diferentes religiões presentes no país. Para Kant, “O ser humano é resultado da educação que teve”. Nesse sentido, destaca-se que muitos atos de intolerância estão relacionados à ignorância, pois muitos casos são cometidos por indivíduos com baixo nível escolar. Desse modo, cabe ao Estado prover edução de qualidade para transpor esse imblóglio.
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas para a resolução desse quadro. Dessa maneira, é essencial que o Ministério da Educação por meio de parcerias com escolas e ONGs desenvolvam palestras em escolas e web-conferências nas redes sociais com vítimas do problema e especialistas no assunto com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. Ademais é preciso também discutir o papel das influências históricas e fomentar a busca de informações sérias no combate à intolerância religiosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada