Sobre esse viés, cabe expor, em primeiro plano, questões jurídicas para elucidação do óbice. Nesse ínterim, a Carta Magna de 1988, a qual foi promulgada com base nos direitos humanos, prevê, o direito à liberdade de consciência e de crença. Apesar disso, a falta de políticas públicas, impede esse preceito a ser efetivado. Isso ocorre porque as autoridades expõem de um descanso em relação a uma questão tão urgente. Logo, essa negligência estatal representa uma das causas da problemática.
Outrossim, é fundamental frisar, em segundo plano, a demanda para arguição. Por esse ângulo, a impunidade em relação aos casos de intolerância religiosa é uma grave consequência da negligência estatal. Logo que, ausência de responsabilização dos agressores e perpetradores destes atos alimentam uma cultura de medo, desencorajando as vítimas e testemunhas a denunciarem as violações, assim, afetando negativamente harmonia social e a convivência pacífica.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço do problema. Para isso, todos os segmentos sociais devem unir-se em prol da causa-intolerância religiosa no Brasil-. Assim, compre o governo federal implementar um programa nacional de combate à intolerância religiosa. Deverá ser implementado por meio das ações articuladas em diferentes áreas como educação-inclusão de conteúdo sobre religiões e diversidades no currículo escolar-, como também na justiça e seguranças públicas-criação de delegacias especializadas em crimes religiosos-. A fim de eliminar a negligência estatal e a impunidade em relação aos crimes e atos de disseminação religiosa. Dessa forma, assim como não pode haver paz na terra enquanto houver intolerância, deve se combater os preconceitos e assim haverá paz na terra.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada